Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalhos selecionados para publicação apenas - Open Access.
Desenvolvimento de um Sistema Automatizado para Maior Repetibilidade e Eficiência na Avaliação da Sensação do Pedal de Freio
Development of an Automated System for Enhanced Repeatability and Efficiency in Brake Pedal Feel Evaluation
PONTES, Jennifer Vitoria Rodrigues de ; VIANA, Guilherme ; GERARDIN, RODRIGO CECCATTO ;
Trabalhos selecionados para publicação apenas:
A confiança do cliente no desempenho de frenagem do veículo é fortemente influenciada pela sensação percebida do pedal. Este artigo apresenta um método para automatizar o teste de Sensibilidade do Pedal de Freio (Brake Pedal Feel), que tradicionalmente se baseia em avaliação subjetiva e medições objetivas realizadas por pessoal altamente treinado. O sistema automatizado, utilizando um aplicador de pedal de freio, adquire medições objetivas das características de frenagem em veículos com sistemas de assistência a vácuo ou hidráulicos. Parâmetros chave, incluindo força e curso do pedal, são capturados por meio de um sistema de aquisição de dados, acelerômetros e transdutores especializados. A abordagem automatizada aborda o desafio de alcançar taxas de aplicação do pedal consistentes e lineares em diferentes velocidades do veículo, resultando em maior repetibilidade do teste, tempo de execução reduzido e eficiência aprimorada em comparação com métodos manuais.
Trabalhos selecionados para publicação apenas:
Customer confidence in vehicle braking performance is heavily influenced by perceived pedal feel. This paper presents a method for automating the Brake Pedal Feel test, which traditionally relies on subjective evaluation and objective measurements performed by highly trained personnel. The automated system, utilizing brake pedal applicator, acquires objective measurements of confident braking characteristics on vehicles with vacuum or hydraulic boosters. Key parameters, including pedal force and travel, are captured via a data acquisition system, accelerometers, and specialized transducers. The automated approach addresses the challenge of achieving consistent and linear pedal application rates across varying vehicle speeds, leading to improved test repeatability, reduced execution time, and enhanced efficiency compared to manual methods.
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/simea2025-PAP66
Referências bibliográficas
- [1] Kawaguchi, H. - Comparação da Análise de Conforto de Frenagem Subjetiva x Objetiva de Um Veículo de Passeio. Dissertação Mestrado em Engenharia Mecânica – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
- [2] Silva, Jean C. de S. - Estudo da influência do servofreio na sensação de pedal de freio para um veículo comercial de 3,5 toneladas – Dissertação de Mestrado, UFMG, 2018.
- [3] Mortimer, R. G. et al. - Brake Force Requirement Study: Driver – Vehicle Braking Performance as a Function of Brake System Design Variables. Ann Arbor: Highway Safety Research Institute, University of Michigan, 1970
Como citar:
PONTES, Jennifer Vitoria Rodrigues de; VIANA, Guilherme; GERARDIN, RODRIGO CECCATTO; "Desenvolvimento de um Sistema Automatizado para Maior Repetibilidade e Eficiência na Avaliação da Sensação do Pedal de Freio", p. 323-327 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP66
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações