Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO VEICULAR MONOPOSTO DE ALTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, COM MOTORIZAÇÃO A COMBUSTÃO INTERNA

OLIVEIRA, Gleydson Hiago Sousa; MARTINS, Keyll Carlos Ribeiro; NEVES, Lucas Pablo Silva Brandão; ALENCAR, Anthony Soares de; BARBOSA, Kaio Lourenço Teixeira; ARAÚJO FILHO, Evandro Martins; RODRIGUES, Kamyla Castro;

Artigo Completo:

Atualmente um dos temas mais abordados são o aquecimento global e o efeito estufa, fenômenos causados principalmente pelo uso de combustíveis fósseis. A maioria dos motores a combustão utilizam esses tipos de combustíveis, contribuindo assim para o aumento desses fenômenos. Desta forma há a necessidade de investir cada vez mais em tecnologias que diminuam a emissão dos gases estufa, diminuir a poluição atmosférica, melhorando assim a qualidade de vida da população local, além de conservar um recurso natural não renovável. Por apresentarem características únicas se comparados a outros tipos se propulsão, os motores a combustão interna, ainda são largamente utilizados, e ainda lideram as vendas no mercado mundial. O projeto propõe-se no desenvolvimento de um veículo para um único ocupante (monoposto) que priorize o baixo consumo específico de combustível e a baixa emissão de poluentes, através do estudo de cada sistema que contribuem para este objetivo, como: motorização, sistema de alimentação de combustível e transmissão. A utilização de novas tecnologias e inovações nestes componentes diminui drasticamente os números de gases estufa, particulados entre outros elementos nocivos à saúde humana provenientes do uso de combustíveis fósseis.

Artigo Completo:

Palavras-chave: monoposto,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-15

Referências bibliográficas
  • [1] HEYWOOD, John, B. Internal combustion engine fundamentals. Nova York: McGraw Hill, 1988.
  • [2] PASSARINI, L. C. Análise e projeto de válvulas injetoras.1.ed. São Carlos, SP, 200 EESC/USP.
  • [3] CASTRO, M. S. Uma metodologia para melhoria da rigidez torcional de componentes estruturais automotivos. Dissertação para obtenção de grau de mestre, UFSC, 2008.
  • [4] MARTINS, K.C.R; OLIVEIRA, G.H.S. Desenvolvimento e análise experimental de um sistema de injeção eletrônica de combustível em motores de Ciclo-Otto de pequeno porte. Projeto de iniciação científica – PIBITI. IFMA, São Luís, 201
  • [5] GILLISPIE, T. D. Fundamentals of Vehicle Dynamics. Society of Automotive Engineers Inc., EUA, 1992.
Como citar:

OLIVEIRA, Gleydson Hiago Sousa; MARTINS, Keyll Carlos Ribeiro; NEVES, Lucas Pablo Silva Brandão; ALENCAR, Anthony Soares de; BARBOSA, Kaio Lourenço Teixeira; ARAÚJO FILHO, Evandro Martins; RODRIGUES, Kamyla Castro; "DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO VEICULAR MONOPOSTO DE ALTA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, COM MOTORIZAÇÃO A COMBUSTÃO INTERNA", p. 197-205 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações