Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO HÍBRIDO USANDO STAGE-GATE E LEAN STARTUP

-

Macchion, Clarice Urban Chagas; Ferreira, Cristiano Vasconcellos; , ;

Article:

À medida que a notoriedade econômica muda para os mercados em desenvolvimento, as empresas precisam de novas formas para implementar as suas estratégias. Recentemente, o uso da abordagem Lean Startup cresceu rapidamente em empresas estabelecidas com o objetivo de obter inovação. Esse trabalho apresenta um processo híbrido de desenvolvimento de produto com base na revisão de literatura. O método de pesquisa foi o questionário auto administrado. Cada uma das questões de pesquisa visa cobrir um aspecto específico da área sob investigação. Um total de 73 respondentes completaram o questionário e os resultados mostram que a estratégia digital e a inovação estão impulsionando o desenvolvimento de novos produtos e criando novos modelos de negócios. Este estudo encontrou as atividades mais frequentemente do processo Stage-gate (por exemplo, viabilidade de mercado e avaliação de risco) e método Lean Startup (por exemplo, definir a hipótese principal para produto e negócio, construir o produto viável mínimo, definir forma de crescimento e aprendizagem validada). Como contribuição para este campo de pesquisa, foi desenvolvido e avaliado o processo híbrido de desenvolvimento de produtos. Para concluir, o estudo sugere algumas modificações no processo Stage-gate, adicionando atividades, ferramentas e recursos do Lean Startup para enriquecer a área de desenvolvimento de novos produtos.

Article:

-

Palavras-chave: estratégia; inovação digital; Lean Startup; Stage-Gate, Desenvolvimento de produtos,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-68

Referências bibliográficas
  • [1] ANDREESSEN, M. Why Software Is Eating The World. Wall Street Journal, p. 1–5, 201
  • [2] BLANK, S. Why the Lean Start-Up Changes Everything. Havard Business Review, p. 1–9, 2013.
  • [3] BLANK, S. G.; DORF, B. The Startup Owner's Manual: The Step-by-step Guide for Building a Great Company, K&S Ranch Incorporated, Pescadero, CA, 2012.
  • [4] COOPER, B.; VLASKOVITS, P. The Entrepreneur’s Guide to Customer Development: A cheat sheet to The Four Steps to the Epiphany. 2010.
  • [5] COOPER, R. G. Perspective third-generation new product processes. The Journal of Product Innovation Management, v. 11, n. 1, p. 3–14, 1994.
  • [6] COOPER, R. G. Perspective: The Stage‐Gate® Idea‐to‐Launch Process ‐ Update, What’s New and NexGen Systems Perspective: The Stage-Gate ® Idea-to-Launch Process – Update, What’s New and NexGen Systems. the Journal of Product Innovation Management Journal of Product Innovation Management, v. 25, n. 3, p. 213–232, 2008.
  • [7] COOPER, R. G. Winning at New Product: creating value through innovation. 4th. ed. New York: Basic Books, Inc., Publishers, 2011.
  • [8] COOPER, R. G. The drivers of success in new-product development. Industrial Marketing Management, n. January, p. 1–12, 201
  • [9] EDISON, H. et al. Lean Internal Startups for Software Product Innovation in Large Companies: Enablers and Inhibitors. Journal of Systems and Software, v. 135, p. 69–87, 2018.
  • [10] MCKINSEY&COMPANY. Unlocking success in digital transformations. [s.l: s.n.].
  • [11] MUELLER, R. M.; THORING, K. Design Thinking Vs Lean Startup: A Comparison of Two Userdriven Innovation Strategies. Proceedings of International Conference on Design Management Research. Anais, 2012
  • [12] RASMUSSEN, E. S., TANEV, S. 3 - Lean start-up: Making the start-up more successful. Start-Up Creaction. The Smart Eco-efficient Built Environment. Woodhead Publishing, 2016. p. 39–56.
  • [13] RIES, E. The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses. First ed. New York: Crown Business, 2011.
  • [14] RIES, E. The startup way: how entrepreneurial management transforms culture and drives growth. Portfolio Penguin, 2017.
  • [15] RINGEL, M. et al. The Most Innovative Companies 2018. Innovators go all in on digital. The Boston Consulting Group, Inc., 2018.
  • [16] SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNHILL, A. Research Methods for Business Students. Fifth edition, Prentice Hall, 2009.
  • [17] SERGIO, M. et al. Technovation Innovation processes : Which process for which project ? Technovation, v. 35, p. 59–70, 2015.
  • [18] VIKI, T. The Corporate Startup. Vakmedianet, Deventer, the Netherlands, 2017.
Como citar:

Macchion, Clarice Urban Chagas; Ferreira, Cristiano Vasconcellos; , ; "DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO HÍBRIDO USANDO STAGE-GATE E LEAN STARTUP", p. 933-945 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-68

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações