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Desenvolvimento de um Motor a Etanol acoplado a um Reformador de Combustível

Development of a Spark Ignition Engine Coupled With an Ethanol Steam Reformer

WEISSINGER, FREDERICO ; BIGLIARDI, VINCENT ; POSSAMAI, LUIS ; COELHO, EUGENIO ;

Artigo:

O crescimento da população e do desenvolvimento tecnológico aumenta significativamente a demanda de energia. Atualmente, a utilização de combustíveis fósseis para atender a essa demanda é insuficiente e eleva à poluição, aquecimento global, mudanças climáticas e desastres naturais. Esse aumento na demanda de energia vem acompanhado de uma legislação de emissões mais restrita, exigindo que motores mais modernos cumpram os limites de emissões de dióxido de carbono CO2. Sabe-se que cerca de um terço da energia de combustível introduzida em um motor de combustão interna ICE é desperdiçado nos gases de escape do motor. Uma das maneiras de recuperar o calor residual de um motor é usando a energia dos gases de escape para promover reações endotérmicas do combustível que produzem compostos rico em hidrogênio. O objetivo é reduzir a diferença de consumo entre E22 e E100 nas mesmas condições de operação do motor, melhorando a operação do E100 de acordo com o INOVAR AUTO (Lei 12.996 Art. 41-B). Hoje o delta entre E22 e E100 é de 30%. O trabalho principal focará na melhoria da combustão, observando em particular os potenciais benefícios provenientes do etanol, especialmente em carga parcial, onde a economia de combustível no mundo real é mais importante na perspectiva do cliente final.

Artigo:

Abnormal growth of population and development enormously increases energy demand. In present scenario, utilization of fossils fuels to meet this demand is not enough and also leads to pollution, global warming, climate change as well as natural disaster. In fact, this increasing in energy demand comes together with more restrict emission legislation, which requires engines coupled with more complex technologies to comply the Carbon dioxide (CO2) emissions limits. It is known that about one-third of fuel energy introduced to an internal combustion engine ICE is wasted with engine exhaust gases. One of the ways to recover an engine

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/simea2022-PAP29

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Como citar:

WEISSINGER, FREDERICO; BIGLIARDI, VINCENT; POSSAMAI, LUIS; COELHO, EUGENIO; "Desenvolvimento de um Motor a Etanol acoplado a um Reformador de Combustível", p. 162-172 . In: Anais do XXIX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2022-PAP29

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