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Desenvolvimento de recursos pedagógicos acessíveis e digitais para pessoas com baixa visão: um levantamento bibliográfico

Developing accessible, digital teaching resources for people with low vision: a literature survey

Hansen, Gustavo ; Lukasinski, Mariana ; Tucunduva, Fernanda Feltrin ; Bueno, Juliana ;

CONGIC:

A baixa visão pode ser entendida como uma condição visual que necessita passar por um desenvolvimento adaptativo a partir da prática pedagógica da estimulação visual, através de um processo sequencial, sistemático e gradativo em Centros de Atendimento Educacional Especializado (CAEEs), fazendo uso de recursos pedagógicos focados para esse tipo de estimulação. O presente estudo faz parte de um projeto de pesquisa que busca desenvolver recursos pedagógicos acessíveis (RPAs) e digitais que auxiliem pessoas com baixa visão no processo de aprimoramento de sua eficiência visual. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discorrer sobre o levantamento bibliográfico de artigos que possuam diretrizes e recomendações acerca de recursos digitais voltados a pessoas com baixa visão. A partir da pesquisa, tabulação e sintetização de resultados, para levantar recomendações acerca de jogos e interfaces gráficas para pessoas com baixa visão, as quais têm por propósito dar subsídio teórico às demais fases da pesquisa.

CONGIC:

Low vision can be understood as a visual impairment that needs to undergo a functional development from the pedagogical practice of visual stimulation, through a sequential, systematic and gradual process in Specialized Education Service Centers (CAEEs), using pedagogical resources focused on this type of stimulation. The present study is part of a research project that seeks to develop accessible pedagogical resources (APRs) and digital resources that help people with low vision in the process of improving their visual efficiency. In this sense, this article aims to discuss the bibliographic survey of articles that have guidelines and recommendations about digital resources aimed at people with low vision. From the research, tabulation and synthesis of results, to raise recommendations about games and graphical interfaces for people with low vision, which have the purpose to give theoretical support to the other phases of the research.

Palavras-chave: acessibilidade, baixa visão, recursos pedagógicos, levantamento bibliográfico,

Palavras-chave: accessibility, low vision, pedagogical resources, bibliographic survey,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-151_650393

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Como citar:

Hansen, Gustavo; Lukasinski, Mariana; Tucunduva, Fernanda Feltrin; Bueno, Juliana; "Desenvolvimento de recursos pedagógicos acessíveis e digitais para pessoas com baixa visão: um levantamento bibliográfico", p. 2079-2086 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-151_650393

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