Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS DE MOBILIÁRIO URBANO COM SUBPRODUTO DE MADEIRA SERRADA DE EUCALIPTO

Barata, Tomás Queiroz Ferreira ; Germer, Ingo Cescatto ; Giuli, Mirela Riquena De ; Ferrão, Paulo Manuel Cadete ;

Artigo Completo:

O design tem um papel crucial no atendimento das demandas da sociedade e na sinalização de tendências para as transformações culturais e sociais, com destaque para a preocupação com a sustentabilidade global e a proteção do meio ambiente. É de grande importância a função do d esigner no sentido de contribuir para a concepção, desenvolvimento e produção de produtos inovadores que incorporem conceitos de sustentabilidade no seu ciclo de vida. Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento de protótipos de mobiliário urbano com subproduto de madeira serrada de eucalipto com ênfase na aplicação de conceitos de sustentabilidade visando à qualificação de espaços públicos. A metodologia da pesquisa divide-se em: caracterização do material, procedimentos relacionados à atividade projetivae análise das etapas produtivas de protótipos. Como resultados são apresentados dados sobre as características do subproduto “costaneira”, o processo de desenvolvimento de projeto e as etapas de produção de dois protótipos de mobiliários urbanos.

Artigo Completo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0374

Referências bibliográficas
  • [1] GIL, E. A. B.O banco público - significado e importância deste equipamento no espaço público. Dissertação de mestrado. FBA, 201
  • [2] FERRÃO, P. Ecologia Industrial: Princípios e ferramentas. Lisboa: Editora:IST Press, 2009.
  • [3] International Council of Societies of Industrial Design. Definitionof Design. Disponível em:
  • [4] MANZINI, E.; VEZZOLI, C. O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2002.
  • [5] PAZMINO, A.V.Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. In: I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável. Anais... Curitiba, 2007.
Como citar:

Barata, Tomás Queiroz Ferreira; Germer, Ingo Cescatto; Giuli, Mirela Riquena De; Ferrão, Paulo Manuel Cadete; "DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS DE MOBILIÁRIO URBANO COM SUBPRODUTO DE MADEIRA SERRADA DE EUCALIPTO", p. 4350-4360 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0374

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações