Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Desenvolvimento de projeto de cubo mágico para pessoas com deficiência visual por meio de prototipagem rápida

Design of a Rubik's Cube for visually impaired people by means of rapid prototyping

Leite, Maysa Sene ; Xavier, ; , Aryadne Bonacorsi ; Fernandes, Nathan Martins ; Buzati, Ana Carolina ; Santos, João Victor Gomes dos ; , ;

Artigo:

"O projeto consistiu no desenvolvimento de um cubo mágico para pessoas com deficiência visual através de prototipagem rápida. A pesquisa se consistiu em três momentos; a princípio, levando em consideração dados a respeito da quantidade de pessoas com deficiência visual no Brasil, concluiu-se que, apesar do alto número, existem poucos jogos didáticos acessíveis disponíveis no mercado para este público, surgindo assim, a ideia da criação de um jogo embasado no Design Inclusivo, e a escolha pelo cubo mágico - também conhecido como “Cubo de Rubik” - se deve pelos diversos benefícios psico-pedagógicos no desenvolvimento do raciocínio lógico, matemático e da concentração que ele possui. Em seguida, após pesquisas bibliográficas foi definido que o cubo seria realizado pela prototipagem rápida, em formato 2x2x2 com relevos táteis para a identificação dos diferentes tipos de faces. Por fim, o cubo desenvolvido foi submetido à testes para comprovar sua funcionalidade, nos quais teve sucesso, e concluiu-se que oresultado da prototipagem final foi satisfatório."

Artigo:

"The project consisted in the development of a magic cube for people with visual impairments throughrapid prototyping. The research consisted in three moments; at first, taking into account datas regardingthe number of people with visual impairments in Brazil, we concluded that, despite the high amount,there are few accessible didactic games available on the market for this public, came up the idea ofcreating a game based on Inclusive Design, and the choice for the Rubik's Cube -also known as ""Rubik'sCube""- is due to the diverse psycho-pedagogical benefits in the development of logical and mathematicalreasoning and concentration that it has. Then, after bibliographical research, it was decided that thecube would be created by rapid prototyping, in a 2x2x2 format with tactile reliefs to enable theidentification of the different types of the cube’s sides. Lastly, the cube we developed was submitted totests to prove its functionality, in which it was successful, and we concluded that the result of the finalprototyping was positive."

Palavras-chave: Jogos inclusivos; Projeto de Produto; Tecnologia Assistiva; Prototipagem Rápida,

Palavras-chave: Inclusive Games, Product Design; Assistive Technology; Rapid Prototyping,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-32

Referências bibliográficas
  • [1] "ALVES, Luciana; BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia. v. 27, n. 83, p. 282-287. 2010.
  • [2] ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Data reafirma os direitos das pessoas com deficiência visual. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/202-264937351/58391- data-reafirma-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia-visual. Acesso em: 29 maio 2023.
  • [3] COTONHOTO, Larissy Alves; ROSSETTI, Claudia Broetto; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Revista Construção Psicopedagógica. v.27, n.28, p.37-47, 2019.
  • [4] FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS. Unicamp. A baixa visão. Disponível em: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/auxilios-opticos/baixa-visao. Acesso em: 13 mar. 2023.
  • [5] GUIMARÃES, Márcio James Soares. Design Inclusivo na Contemporaneidade: diretrizes ao desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis a crianças cegas e com baixa visão. 2020. 227 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Design, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.
  • [6] IFPB. Instituto Federal da Paraíba. Cegueira x baixa visão: deficiência visual não é necessariamente completa ausência de visão. Deficiência visual não é necessariamente completa ausência de visão. 2018. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/assuntos/fique-por- dentro/cegueira-x-baixa-visao. Acesso em: 13 março 2023.
  • [7] JUNIOR, Eudes Nascimento Filho. Os benefícios do Cubo Mágico nas aulas de matemática no ensino médio. 2016. Monografia (Especialização em Ensino de Matemática do Ensino Médio) - Universidade Estadual do Piauí, 2016.
  • [8] KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Perspectiva, 1994.
  • [9] KOLLING, Bruna Ariceli Schirmann. O ensino de frações por meio do cubo mágico. 201 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 201
  • [10] LEAL, Daena Nascimento Barros. SOCIEDADE BRASILEIR RONCOLLI, Gislaine Aparecida. CUBO MÁGICO: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de São João Del-Rei. 2016.
  • [11] RUBIKS, About Rubik’s Cube, © 2023 Spin Master Ltd. All Rights Reserved. Disponível em: https://rubiks.com/en-US/#about. Acesso em: 12 março 2023.
  • [12] SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores em creche. Petrópolis: Vozes, 2006.
  • [13] SANTOS, Júlio Borges dos. Desenvolvimento de jogos digitais para deficientes visuais. 20 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 20
  • [14] SANTOS, Daniel Marcus dos. Cubo de Rubik com ênfase no ambiente escolar. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal da Paraíba. A DE VISÃO SUBNORMAL: conceito de visão subnormal. CONCEITO DE VISÃO SUBNORMAL. Disponível em: https://www.cbo.com.br/subnorma/conceito.htm. Acesso em: 13 março. 2023.
  • [15] SILVA, Armando Paulo da. UTF ao Cubo: cubo 5x5x5 - novo cubo adaptado para pessoas de baixa visão ou cegas.. 3 fev. 2023. Facebook: @UTFaoCubo. Disponível em: https://www.facebook.com/UTFaoCubo. Acesso em: 13 mar. 2023.
  • [16] SILVA, Roseane Santos da; SILVA, Regio Pierre da; BATISTA, Vilson João. DESENVOLVIMENTO DE
  • [17] BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um estudo de caso. Educação
  • [18] Gráfica, Bauru, v. 18, n. 2, p. 123-141, dez. 2014. "
Como citar:

Leite, Maysa Sene; Xavier, ; , Aryadne Bonacorsi; Fernandes, Nathan Martins; Buzati, Ana Carolina; Santos, João Victor Gomes dos; , ; "Desenvolvimento de projeto de cubo mágico para pessoas com deficiência visual por meio de prototipagem rápida", p. 510-521 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-32

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações