Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS NO SOFTWARE EMSO PARA A MODELAGEM E A DISCRIMINAÇÃO DE MODELOS CINÉTICOS APLICADOS À SECAGEM DE MILHO

PETRUCELLI, G.M. ; MANCINI, M.C. ;

Artigo Completo:

O presente trabalho objetivou a implementação de rotinas para simulação e estimativa de parâmetros, utilizando o software EMSO, com vistas ao desenvolvimento de uma metodologia didática para facilitar o estudo da cinética de secagem de grãos de milho em camada delgada. Foram avaliados os modelos de Overhults, bem como, os modelos de taxas de secagem de primeiro e de segundo graus, para descrever este tipo de operação. Os dados experimentais utilizados neste trabalho foram obtidos de trabalhos disponíveis na literatura, uma vez que o foco da pesquisa é a utilização do software EMSO, como uma ferramenta didática para o estudo da secagem de grãos. A partir dos resultados obtidos com a estimativa de parâmetros, foi possível comparar os resultados experimentais com os resultados simulados, obtidos por meio de cada um dos modelos. Por fim, foi feita a discriminação do modelo cinético que melhor descreve o processo, na faixa de condições experimentais estudadas, com base nos critérios de minimização do desvio relativo médio e dos maiores valores do coeficiente de determinação (R2). Verificou-se que modelo de Overhults foi o mais adequado para descrever a cinética de secagem de milho em camada delgada, ou seja, apresentou os menores desvios relativos médios (DRM < 1,56) e os maiores valores de coeficiente de determinação (R2 > 0,99), para todos os experimentos considerados neste estudo.

Artigo Completo:

Palavras-chave: metodologia,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-044

Referências bibliográficas
  • [1] MANDALA, I.G., ANAGNOSTARAS, E.F., OINOKOMOU, C.K. Influence of osmotic dehydration conditions on apple air-drying kinetics and their quality characteristics. J. of Food Eng., v.69, p. 307-316, 2005.
  • [2] MANCINI, M. C.; Transferência de massa em secadores de grãos; Tese de doutorado, 142 p., COPPE-UFRJ; 1996.
  • [3] OCHOA, M. R., KESSELER, A. G., PIRONE, B. N., MARQUEZ, C. A., DE MICHELIS, A., Shrinkage during convective drying of whole rose hip (Rosa rubiginosa L.) fruits. Lebensmittel–Wissenschaft und Tech., v. 35, p. 400–406, 2002.
  • [4] OVERHULTS, D.G., WHITE, G.M., HAMILTON, H.E. and ROSS, I.J., Drying of Soybeans with Heated Air. Transactions of the ASAE., pp. 112-113, 1973.
  • [5] SOARES, R.P.; Manual do Software EMSO, 135 p.; 2007.
Como citar:

PETRUCELLI, G.M.; MANCINI, M.C.; "DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS NO SOFTWARE EMSO PARA A MODELAGEM E A DISCRIMINAÇÃO DE MODELOS CINÉTICOS APLICADOS À SECAGEM DE MILHO", p. 260-265 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-044

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações