Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Desenvolvimento de produto de auxílio à fisioterapia respiratória e de estimulação visual de crianças com a Síndrome Congênita associada ao Vírus Zika

Product development for respiratory physiotherapy support and visual stimulation for children with Zika Virus Congenital Syndrome

ALMEIDA, Mariana ; RODRIGUES, Lorena ; AMADO, Giuseppe ; BITTENCOURT, João Marcos ;

Artigo:

A proposta deste trabalho foi de criar um produto novo com foco na tecnologia assistiva. Este, define-se como uma cadeira de auxílio a fisioterapia respiratória e de estimulação visual de crianças, na faixa etária de 0 a 3 anos, com Síndrome Congênita Associada ao Vírus Zika (SCZKV). O método utilizado para o desenvolvimento tem o suporte da intervenção Ergonomizadora através de visitas periódicas e diálogos dentro de um instituto de fisioterapia e reabilitação, com o acompanhamento do tratamento de uma criança diagnosticada com tal síndrome. O trabalho adequou-se para a realização do tratamento, mantendo a coluna da paciente alinhada e também exemplifica como o design é uma ferramenta de inclusão.

Artigo:

The proposal of this work was to create a new product that focus on assistive technology. The product, define itself as a supportive chair to respiratory physiotherapy and visual stimulation for children, at the age of 0 to 3 years, with Zika Virus Congenital Syndrome (ZVCS). The method used for the development has the support of the Ergonomizer intervention through periodic visits and dialogs inside a physiotherapy and rehab institution, with the monitoring of the treatment of a child diagnosed with such sindrome. The work was adapted to the realization of the treatment, keeping the patient spine aline and also exemplified how the design is a inclusive tool.

Palavras-chave: Tecnologia Assistiva, Ergonomia, Design, Fisioterapia, Design Participativo,

Palavras-chave: Assistive Technology, Ergonomics, Design, Physiotherapy, Participatory Design,

DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.02

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

ALMEIDA, Mariana; RODRIGUES, Lorena; AMADO, Giuseppe; BITTENCOURT, João Marcos; "Desenvolvimento de produto de auxílio à fisioterapia respiratória e de estimulação visual de crianças com a Síndrome Congênita associada ao Vírus Zika", p. 52-62 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2019-2.02

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações