Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE PROJETO PARA APROVEITAMENTO DE GÁS NATURAL

RANGEL, H. P. G ; LUZ, R. F ; MENEZES, B. C ; CAVALCANTE, R. M ; PESSOA, F. L. P ;

Pôster:

Foi desenvolvida uma metodologia para a criação de uma ferramentacapaz de classificar as opções de aproveitamento de volumes de gás natural. Utilizouseuma avaliação técnica e econômica para estimar o tipo de empreendimento queproporciona maior rentabilidade a um investidor, tendo como opções os principaistipos de UTEs e UPGNs. A ferramenta foi responsável pela montagem de fluxo de caixados empreendimentos que permitisse a realização de uma otimização, maximizando ovalor presente líquido para assim determinar o projeto a ser instalado. Esta ferramentaindicou a UPGN do tipo Joule-Thomson como a ideal para monetização dos excedentesde gás projetos pela EPE para o ano de 2024 na região de Urucu.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0395

Referências bibliográficas
  • [1] EPE – EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA, Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2024, Rio de Janeiro, 2015. EPE – EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA, Metodologia para Cálculo da Oferta de Gás Natural Seco e Derivados, Rio de Janeiro, 2016. ANP - AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Autorização nº. 3, de 2 de fevereiro de 1998. BRASIL, N.I.; ARAÚJO, M.A.S.; SOUSA, E.C.M. Processamento de Petróleo e Gás. Rio de Janeiro: LTC, 2012. BARBOSA, M. C. Produção de LGN a partir de correntes de CO2 para recuperação avançada de petróleo. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Escola de Química da UFRJ, 2010. RODRIGUES JUNIOR, L. C. Avaliação de Cenários de Recuperação de Líquidos de Gás Natural e Injeção de CO2 no Contexto do Pré-Sal. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Escola de Química da UFRJ, 2013. MME - MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Boletim Mensal de Acompanhamento da Indústria de Gás Natural. nº 130 Janeiro de 2017. IEA – INTERNATIONAL ENERGY AGENCY – Projected Costs of Generating Eletricity. p 6 Paris, França, 2010. IEA - INTERNATIONAL ENERGY AGENCY – Key world energy statistics. Paris, França, 2017. SANTOS, R. M. Alternativas de monetização de recursos de gás natural em terra: o caso da Bacia do Paraná. Dissertação de Mestrado, Programa de Planejamento Energético, COPPE/UFRJ, 2015. ROMEIRO, D. L., ALMEIDA, E. F. A. A competitividade da geração termelétrica a gás natural no Brasil. Rio Oil & Gas Expo and Conference, 2014.
Como citar:

RANGEL, H. P. G; LUZ, R. F; MENEZES, B. C; CAVALCANTE, R. M; PESSOA, F. L. P; "DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA SELEÇÃO DE PROJETO PARA APROVEITAMENTO DE GÁS NATURAL", p. 1485-1488 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0395

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações