Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DA GEOMETRIA

DEVELOPMENT OF DIDACTIC MATERIAL ADAPTED FOR CHILDREN WITH VISUAL IMPAIRMENT IN THE TEACHING OF GEOMETRY

Domingues, Fernanda; Licheski, Laís Cristina;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta um estudo que projetou material didático adaptado para crianças com deficiência visual da primeira série do ensino fundamental, constituído por formas geométricas para o auxílio no ensino da Matemática. O foco foi a aprendizagem multissensorial, buscando se projetar sem perder de foco a viabilização do projeto nas escolas. A pesquisa realizou-se em duas fases: teórica e prática. Na primeira, foi realizada revisão de literatura para obtenção de dados sobre deficiência visual, processos de inserção e aprendizagem nas escolas e recursos educacionais empregados. A segunda parte constituiu-se em pesquisa de campo, execução do modelo e testagem. Foram realizadas entrevistas com educadores e alunos, além testes com o público-alvo, processo fundamental para a compreensão e elaboração do protótipo. Os principais pontos abordados e considerados pelos alunos foram o emprego do Braille em alta consistência para se indicar o nome das peças geométricas e a utilização de cores saturadas.

Artigo Completo:

This article presents a study that designed didactic material adapted for children with visual impairment of the first grade of elementary school, constituted by geometric forms to aid in the teaching of Mathematics. The focus was on multi-sensory learning, seeking to project without losing sight of the viability of the project in schools. The research was carried out in two phases: theoretical and practical. In the first, a literature review was performed to obtain data on visual impairment, insertion and learning processes in schools and educational resources employed. The second part consisted of field research, model execution and testing. Interviews were conducted with educators and students, as well as tests with the target audience, a fundamental process for understanding and elaborating the prototype. The main points considered and considered by the students were the use of Braille in high consistency to indicate the name of the geometric pieces and the use of saturated colors.

Palavras-chave: Material didático adaptado, deficiência visual, geometria,

Palavras-chave: Adapted didactic material, visual impairment, geometry,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0098

Referências bibliográficas
  • [1] ADAM, Dominique Leite. Adaptação inclusiva do livro infantil the black book of colors. 201 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design Gráfico) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 201
  • [2] AZEVEDO, Alexandre César. Utilizando material didático adaptado para deficientes visuais. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 201
  • [3] BAPTISTA, José António Lages Salgado. A Invenção do Braille e a sua Importância na Vida dos Cegos. Lisboa: Gráfica 2000, 2000.
  • [4] BRITO, Patrícia Ribeiro; VEITZMAN, Sílvia. Causas da cegueira e baixa visão em crianças. Arquivo Brasileiro de Oftalmologia. São Paulo, v.1, n.63, p.49-54, 2000.
  • [5] DIAS, Elizabet; CAMPOS, Izilda Maria de. Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Visual. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
  • [6] FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3.ed. Porto Alegre: Artemed, 2009.
  • [7] GIL, Marta. Deficiência Visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000.
  • [8] GOMES, Wanda. Inclusão social do deficiente visual a partir de técnicas e processos de impressão em papel. Projeto de design gráfico de livro infantil. In: Anais do congresso brasileiro de pesquisa e desenvolvimento em design, , 2008, São Paulo. P. 3863.
  • [9] LOPES, Sirlei. Insituto Paranaense de Cegos. Entrevista proferida a autora em 10 de abril de 2013.
  • [10] OLIVEIRA, Tory. Longe do alcance das mãos. Carta Capital, 16 abr. 2011. Disponívelem: < http://www.cartacapital.com.br >. Acesso em: 10 abr. 2013.
  • [11] PEREIRA, Fernando Marques. A deficiência visual no ensino regular. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2013.
  • [12] SOCIEDADE Bíblica do Brasil. A bíblia para pessoas com deficiência visual. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2013.
  • [13] SOUZA, Keli Cristina; GREGAREK. Kellyn Cristina C. Projeto de pesquisa e desenvolvimento de materiais gráficos destinados aos cegos. 2005. 76 f. Trabalho de diplomação (Tecnologia em Artes Gráficas) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. 2005.
  • [14] TERESA, Maria et al. Marcha Criança – Matemática. São Paulo: Scipicione, 2012.
Como citar:

Domingues, Fernanda; Licheski, Laís Cristina; "DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DA GEOMETRIA", p. 1024-1032 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0098

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações