Poster Completo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDAS: UKULELE

Guerra, Ana Luiza Seeger ; Azevedo, Pedro Henrique ; Piccoli, Mariana ;

Poster Completo:

Este artigo apresenta o processo de criação de um instrumento musical de cordas, o ukulele, baseada na técnica de personas e relata sua produção nas instalações do Curso de Desenho Industrial da UFSM. O conceito que se pretendeu atingir no desenvolvimento do instrumento foi baseado no equilíbrio e na simplicidade. Já a temática escolhida foi o Havaí, que se caracteriza, principalmente, pela sua natureza – praias, montanhas, vulcões. Imagens foram selecionadas e criaram-se painéis visuais da temática e da expressão do produto. Para orientação do projeto, o processo de trabalho baseia-se na metodologia da Empresa Júnior de Desenho Industrial, a Projetar. Esta metodologia foi escolhida por possuir um caráter flexível, podendo ser utilizada conforme as necessidades de cada projeto. O projeto é composto por um instrumento musical, sendo realizado um mocape não funcional deste como forma de representação. O processo se deu por meio de equipamentos da marcenaria e o acabamento foi realizado manualmente pelos autores. Acredita-se que se tenha atingido o objetivo do projeto com este produto, sendo sua forma adaptada à persona escolhida, assim como se enquadrando à temática e ao conceito.

Poster Completo:

Palavras-chave: Design; música; instrumento musical,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0472

Referências bibliográficas
  • [1] BRANDI, Leonardo Barili. Projeto de guitarra baseado em inovação incremental. Santa Maria, RS, 201
  • [2] HAVAÍ: Localização, ilhas, praias, turismo, economia, geografia, surf, foto. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2015.
  • [3] History of the Ukulele - 'Apanhei-te Cavaquinho'. Produção RTP 2. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=bG_pIcFHzpc >. Acesso em: 5 out. 2015.
  • [4] PAZMINO, Ana Veronica. Como se cria: 40 métodos para Design de Produtos. São Paulo: Blucher, 2015.
  • [5] PUERTO, Henry Benavides. Design e inovação: coletânea de idéias para construir um discurso. Salvador: Gráfica Envelope e Cia, 1999.
  • [6] SOUZA, Francis Martins de. Metodologia de Projeto II. Faculdade de Tecnologia de Birigui - FATEB. Birigui, 2011.
Como citar:

Guerra, Ana Luiza Seeger; Azevedo, Pedro Henrique; Piccoli, Mariana; "DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDAS: UKULELE", p. 5497-5506 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0472

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações