Dezembro 2018 vol. 4 num. 4 - GAMPI Plural 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Desenvolvimento de Embalagem para Sabonete Vegetal

Development of Packaging for Vegetable Soap

CUNHA, Nataly Lima ; DE SOUZA, Thiago Teixeira ; PACHECO, Karla Mazarelo Maciel ;

Artigo Completo:

Este artigo descreve sobre a intervenção ergonômica do design em embalagem para sabonetes vegetais glicerinados, fornecida pela empresa ‘Cheiro Amazônico’, projetada a base de plástico filme transparente e papel envoltório com informações técnicas sobre o produto. O trabalho faz uma abordagem qualitativa a partir de levantamento bibliográfico, análise de dados e estudo de caso para a identificação de oportunidades e limitações da proposta, vislumbrando melhorias no objeto observado. Dos resultados destacam-se: um estudo de embalagem regional para cosméticos conforme conceitos ergonômicos utilizados por autores especializados; e um produto funcional e visualmente atrativo, com boa aceitação por parte de seus consumidores.

Artigo Completo:

This article describes the ergonomic intervention of the design in packaging for glycerinated vegetable soaps, provided by the company 'Smell Amazon', designed based on transparent plastic film and wrapping paper with technical information about the product. The work makes a qualitative approach based on a bibliographical survey, data analysis and case study, to identify opportunities and limitations of the proposal, looking for improvements in the observed object. Of the results, we highlight: a regional packaging study for cosmetics according to ergonomic concepts used by specialized authors; And a functional and visually attractive product, with good acceptance by its consumers.

Palavras-chave: embalagem; ergonomia; regional e mercado,

Palavras-chave: packing; ergonomics; regional and commerce,

DOI: 10.5151/gampi2017-15

Referências bibliográficas
  • [1] AHMED, Rizwan Raheem, PARMAR, Vishnu, AMIN, Muhammad Ahmed. Impact of Product Packaging on Consumer’s Buying Behavior. In: European Journal of Scientific Research, 2014.
  • [2] AMBROSE, Gavin, HARRIS, Paul. Packaging the Brand: packaging design and brand identity. Singapore: Ed. AVA Book Production, 2011.
  • [3] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HIGIENE PESSOAL, PERFUMARIA E COSMÉTICOS. Panorama do Setor 2016. In: ABIHPEC, 2016 (https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor-2016-2/). Acesso em 11 jun. de 2017.
  • [4] GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Metodologia da Pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • [5] MESTRINER, Fábio. Design De Embalagem – Curso Básico. 2.ed. São Paulo: Ed. Makron Books, 2002a.
  • [6] MESTRINER, Fábio. Design De Embalagem – Curso Avançado. 2.ed. São Paulo: Ed. Makron Books, 2002b.
  • [7] NEGRÃO, Celso, CAMARGO, Eleide. Design De Embalagem: do marketing a produção. São Paulo: Ed.Novatec, 2009.
  • [8] SEBRAE/MG. Como montar uma fábrica de sabonetes artesanais. In: SEBRAE MG, 2015.(https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/CartilhaManual-ou-Livro/Como-montar-uma-Fabrica-de-Sabonetes-Artesanais). Acesso em 22 jun. de 2017.
  • [9] YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução Daniel Grassi. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Como citar:

CUNHA, Nataly Lima; DE SOUZA, Thiago Teixeira; PACHECO, Karla Mazarelo Maciel; "Desenvolvimento de Embalagem para Sabonete Vegetal", p. 166-177 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/gampi2017-15

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações