artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Desenvolvimento de animações em livro digital para crianças surdas

Development of animations in digital book for deaf children

MUNIZ, Pablo Ferreira; COSTA, Andréa Katiane Ferreira; CRENZEL, Silvina Ruth; , ;

artigo:

Um livro digital infantil é formado a partir de uma narrativa digital, que permite soluções para conectar multimídia e interatividade com o objetivo de contar histórias. Sendo a Libras uma linguagem visual, este trabalho propõe, através de livro digital para crianças surdas, desenvolver e implementar animações que potencializem as chances de aprendizagem do português como segunda língua. A partir da história original – Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox e Julie Vivas - os cenários e personagens foram refeitos para ambientá-los à realidade étnica brasileira e, em especial, dos tipos físicos presentes no Maranhão. As animações foram geradas com auxílio de softwares de edição gráfica. Através dos resultados desta pesquisa em Design Gráfico, visando a inclusão, será possível contribuir para criação de ferramentas para o planejamento de objetos educacionais e para a melhoria nos padrões educacionais de crianças surdas, a fim de se conseguir uma aprendizagem mais produtiva e interativa.

artigo:

A children's digital book is made from a digital narrative, which allows solutions for connect multimedia and interactivity with the purpose of telling stories. Since Libras is a visual language, this term paper proposes, through a digital book for deaf children, to develop and implement animations that enhance the chances of them to learn the portuguese as second language. Starting from the original story - Guilherme Augusto Araújo Fernandes, from Mem Fox and Julie Vivas - the scenarios and characters were redesigned to bring them closer to the Brazilian ethnic reality, and especially the physical types present in Maranhão. The animations were generated with the help of softwares of graphic editing. Through the results of this research in Graphic Design, aiming at the inclusion, it will be possible to contribute to the creation of tools for planning educational objects and improving the educational standards of deaf children, in order to achieve a more productive and interactive learning.

Palavras-chave: livro digital, animação infantil, inclusão,

Palavras-chave: digital book, children's animation, inclusion,

DOI: 10.5151/ped2018-2.3_ACO_05

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MUNIZ, Pablo Ferreira; COSTA, Andréa Katiane Ferreira; CRENZEL, Silvina Ruth; , ; "Desenvolvimento de animações em livro digital para crianças surdas", p. 1019-1032 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.3_ACO_05

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações