Blucher Medical Proceedings
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Desenvolvimento de Ações de Humanização Através um Planejamento Participativo em Hospital Municipal em São Paulo
Desenvolvimento de Ações de Humanização Através um Planejamento Participativo em Hospital Municipal em São Paulo
Ribeiro, Manoel Carlos Sampaio de Almeida; Pint, Antonio Carlos Guimarães S.; Cuginotti, Aloisio A.; Murakami, Valdemar; Irano, Rosangela; Lima, Sabrina
Resumo:
Introdução: a PNH é definida como uma política transversal, que perpassa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS, orientada pela valorização da autonomia dos usuários, trabalhadores e gestores, pela construção de vínculos solidários e pelo compromisso com a ambiência, melhoria das condições de trabalho e assistência. Assim a humanização é tida como uma referência para realização de mudanças para melhoria da qualidade da assistência e para enfrentamento dos desafios da gestão hospitalar. Objetivo: incrementar as ações de humanização no hospital através de oficinas de planejamento participativo. Metodologia: como estratégia de intervenção foi desenvolvida uma capacitação composta por discussões teórico-práticas, leituras e oficina de planejamento com profissionais de saúde do hospital. em função das limitações de tempo, optou-se por trabalhar com 3 áreas do hospital: maternidade, emergência e UTI. Além disso, estrategicamente, escolheu-se como tema norteador da oficina de planejamento a inserção da rede social e afetiva dos usuários nos espaços assistenciais, entendendo que a implementação desta diretriz da PNH exige uma série de pré-condições relacionadas as demais diretrizes. a oficina de planejamento foi realizada com grupos de trabalho representativos de cada área (45 pessoas), utilizando uma “Matriz SWOT” e Planejamento Participativo. Resultados: no hospital já existe implantado um GTH no entanto as ações ainda são incipientes, em fase de transição da gestão. As grandes diretrizes da Política Nacional de Humanização como, por exemplo, a Visita Aberta, a prática da Clínica Ampliada e até mesmo a Classificação de Risco ainda não estão totalmente disseminadas no hospital, que carece de um planejamento mais amplo e envolvente. na área de Obstetrícia as ações de humanização estão melhor desenvolvidas, contemplando a presença do familiar no momento do parto As questões referentes à Humanização na UTI e na área da Emergência são muito pontuais e pouco representativas das necessidades da população assistida. Principais resultados: na UTI: Ter a equipe multiprofissional completa (EQUIPE TÉCNICA); Reforma da UTI (AMBIÊNCIA); Melhorar a comunicação com familiares (RELAÇÃO INTERPESSOAL) na MATERNIDADE: Aumentar a privacidade das parturientes cortinas nos:boxes (AMBIÊNCIA); Elaboração de uma Cartilha do Usuário (RELAÇÃO INTERPESSOAL); Implantar a manutenção preventiva regular (EQUIPAMENTOS) na EMERGÊNCIA: Implantar o Grupo de Trabalho de Humanização (GESTÃO); Reformar o PS para adequar à demanda e melhorar as condições assistenciais ao doente (AMBIÊNCIA); Realizar Seminário “Acolhimento com Classificação de Risco” e Melhorar a comunicação equipe técnica e os familiares (COMUNICAÇÃO) Conclusão: Houve uma importante mobilização no hospital; um plano aplicativo de ações com cronograma foi desenvolvido deverá ser implementado e avaliado em 4 meses; o GTH está sendo reativado
Introdução: a PNH é definida como uma política transversal, que perpassa as diferentes ações e instâncias gestoras do SUS, orientada pela valorização da autonomia dos usuários, trabalhadores e gestores, pela construção de vínculos solidários e pelo compromisso com a ambiência, melhoria das condições de trabalho e assistência. Assim a humanização é tida como uma referência para realização de mudanças para melhoria da qualidade da assistência e para enfrentamento dos desafios da gestão hospitalar. Objetivo: incrementar as ações de humanização no hospital através de oficinas de planejamento participativo. Metodologia: como estratégia de intervenção foi desenvolvida uma capacitação composta por discussões teórico-práticas, leituras e oficina de planejamento com profissionais de saúde do hospital. em função das limitações de tempo, optou-se por trabalhar com 3 áreas do hospital: maternidade, emergência e UTI. Além disso, estrategicamente, escolheu-se como tema norteador da oficina de planejamento a inserção da rede social e afetiva dos usuários nos espaços assistenciais, entendendo que a implementação desta diretriz da PNH exige uma série de pré-condições relacionadas as demais diretrizes. a oficina de planejamento foi realizada com grupos de trabalho representativos de cada área (45 pessoas), utilizando uma “Matriz SWOT” e Planejamento Participativo. Resultados: no hospital já existe implantado um GTH no entanto as ações ainda são incipientes, em fase de transição da gestão. As grandes diretrizes da Política Nacional de Humanização como, por exemplo, a Visita Aberta, a prática da Clínica Ampliada e até mesmo a Classificação de Risco ainda não estão totalmente disseminadas no hospital, que carece de um planejamento mais amplo e envolvente. na área de Obstetrícia as ações de humanização estão melhor desenvolvidas, contemplando a presença do familiar no momento do parto As questões referentes à Humanização na UTI e na área da Emergência são muito pontuais e pouco representativas das necessidades da população assistida. Principais resultados: na UTI: Ter a equipe multiprofissional completa (EQUIPE TÉCNICA); Reforma da UTI (AMBIÊNCIA); Melhorar a comunicação com familiares (RELAÇÃO INTERPESSOAL) na MATERNIDADE: Aumentar a privacidade das parturientes cortinas nos:boxes (AMBIÊNCIA); Elaboração de uma Cartilha do Usuário (RELAÇÃO INTERPESSOAL); Implantar a manutenção preventiva regular (EQUIPAMENTOS) na EMERGÊNCIA: Implantar o Grupo de Trabalho de Humanização (GESTÃO); Reformar o PS para adequar à demanda e melhorar as condições assistenciais ao doente (AMBIÊNCIA); Realizar Seminário “Acolhimento com Classificação de Risco” e Melhorar a comunicação equipe técnica e os familiares (COMUNICAÇÃO) Conclusão: Houve uma importante mobilização no hospital; um plano aplicativo de ações com cronograma foi desenvolvido deverá ser implementado e avaliado em 4 meses; o GTH está sendo reativado
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10607
Como citar:
Ribeiro, Manoel Carlos Sampaio de Almeida; Pint, Antonio Carlos Guimarães S.; Cuginotti, Aloisio A.; Murakami, Valdemar; Irano, Rosangela; Lima, Sabrina; "Desenvolvimento de Ações de Humanização Através um Planejamento Participativo em Hospital Municipal em São Paulo", p-239-239.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10607
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TY - CONF T1 - Desenvolvimento de Ações de Humanização Através um Planejamento Participativo em Hospital Municipal em São Paulo JO - Blucher Medical Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 239 EP - 239 PY - 2014 T2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde AU - , , , , , SN - 23577282 DO - http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10607 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/desenvolvimento-de-aes-de-humanizao-atravs-um-planejamento-participativo-em-hospital-municipal-em-so-paulo-9652 KW - ER -
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Manoel Carlos Sampaio de Almeida Ribeiro, Antonio Carlos Guimarães S. Pint, Aloisio A. Cuginotti, Valdemar Murakami, Rosangela Irano, Sabrina Lima, Desenvolvimento de Ações de Humanização Através um Planejamento Participativo em Hospital Municipal em São Paulo, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 239-239, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10607 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/desenvolvimento-de-aes-de-humanizao-atravs-um-planejamento-participativo-em-hospital-municipal-em-so-paulo-9652) Palavras-chave:: ;