Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESENVOLVENDO NARRATIVAS ANIMADAS PARA A EDUCAÇÃO: A JORNADA DE UM DESIGNER ANIMADOR

Cruz, Gabriel Filipe Santiago ; Novaes, Luiza ; Couto, Rita Maria de Souza ;

Artigo:

Com o objetivo de divulgar os resultados obtidos na pesquisa de campo realizada na dissertação Desenvolvendo narrativas animadas para a educação, o presente estudo propõe uma metodologia interdisciplinar para a criação de narrativa animada, que possa ser utilizada tanto como material didático em sala de aula, como também para entretenimento. Muitos são os desafios para que um novo material seja criado a partir de uma metodologia colaborativa recente, sem se caracterizar como apenas uma nova roupagem para antigos modelos. Fundamentado em conceitos como aprendizagem significativa e educação como introdução a realidade total, este artigo apresenta um estudo de caso, de produção interdisciplinar de uma narrativa animada para ser utilizada por professores em sala de aula.

Artigo:

The objective of this study is to publish the achieved results of a research developed at the Master''s Dissertation “Developing animated narratives in education”. The present study purposes an interdisciplinar methodology for the creation of animated narratives that can be used both for didatic material in classrooms and entertainment as well. There are many challenges in developing didatic material out of a fresh colaborative methodology, instead being just a new facade for old models. This essay presents a case study, based on concepts such as meaningful learning and education as introduction to total reality, of an interdisciplinary production of an animated narrative to be used by teachers in classrooms.

Palavras-chave: Animação educativa, narrativa animada, jornada do herói, educational animation, animated narrative, hero´s journey,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00779

Referências bibliográficas
  • [1] AUSUBEL, David P. Educational Psychology: A Cognitive View, Estados Unidos, Holt McDougal, 1978
  • [2] CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo. Pensamento, 2007
  • [3] COUTO, Rita Maria de Souza , OLIVEIRA, Alfredo Jefferson de. Formas do design: por uma metodologia interdisciplinar – Rio de Janeiro: 2AB: PUC‐Rio, 1999
  • [4] CRUZ, Gabriel. Desenvolvendo narrativas animadas para a Educação.2013. 105 f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de pós‐graduação em Design.
  • [5] SURRELL, Jason. O segredo dos roteiros da Disney: dicas e técnicas para levar magia a todos os seus textos. São Paulo. Panda Books, 2009.
  • [6] VOGLER, Cristopher. A Jornada do Escritor . estruturas míticas para escritores. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2006
Como citar:

Cruz, Gabriel Filipe Santiago; Novaes, Luiza; Couto, Rita Maria de Souza; "DESENVOLVENDO NARRATIVAS ANIMADAS PARA A EDUCAÇÃO: A JORNADA DE UM DESIGNER ANIMADOR", p. 1540-1551 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00779

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações