Novembro 2019 vol. 2 num. 6 - 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto
Article - Open Access.
DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE DE MERCADO EM EMPRESAS DE SEGMENTOS DISTINTOS
-
Guerra, Rackel Raniere Durães ; Oliveira, Jenifer Silva de ; Furletti, Letícia Alexandre ; Costa, Priscilla Castro Leandro da ; Souza, Matheus Luiz Pontelo de ; , ;
Article:
Empresas habituadas a realizar análise de mercado, tem maior potencial em obter vantagens competitivas. Nesse sentido, há alguns modelos e conceitos úteis para orientar análises de mercado, como a análise de ambiente proposta pelo Business Model Generation e, em um nível mais estratégico, as cinco forças de Porter. Este trabalho descreve como é executada a análise de ambiente nas empresas e explicita em qual nível ela está relacionada com o arcabouço teórico citado. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos com quatro empresas de setores e tamanhos distintos sobre a prática de análise de mercado. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário semi-estruturado. Como contribuições principais estão à descrição de como é realizado o estudo de mercado nas organizações e uma análise crítica sobre a influência bibliográfica para tal tarefa. A proposição de melhoria aos modelos estudados complementa o trabalho.
Article:
-
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/cbgdp2019-29
Referências bibliográficas
- [1] OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010. PORTER, Michael E. The five competitive forces that shape strategy. Harvard business review, v. 86, n. 1, p. 25-40, 2008. VOSS, C. et al. Case Research in Operations Management. International Journal of Operations and Production Management, v. 22, n. 2, p. 195-219, 2002. YIN, Robert K. Case Study Research - Design and Methods. Sage Publications Inc., USA, 1989. YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
Como citar:
                                                                    Guerra, Rackel Raniere Durães;                                     Oliveira, Jenifer Silva de;                                     Furletti, Letícia Alexandre;                                     Costa, Priscilla Castro Leandro da;                                     Souza, Matheus Luiz Pontelo de;                                     , ;                                 "DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE DE MERCADO EM EMPRESAS DE SEGMENTOS DISTINTOS",                                     p. 379-392                                                                . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto.
                                                                    São Paulo: Blucher,
                                
                                2019. 
                                ISSN 2357-7592,
                                
                                
                                                                            DOI 10.5151/cbgdp2019-29                                                                                                
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações
