Article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE DE MERCADO EM EMPRESAS DE SEGMENTOS DISTINTOS

-

Guerra, Rackel Raniere Durães ; Oliveira, Jenifer Silva de ; Furletti, Letícia Alexandre ; Costa, Priscilla Castro Leandro da ; Souza, Matheus Luiz Pontelo de ; , ;

Article:

Empresas habituadas a realizar análise de mercado, tem maior potencial em obter vantagens competitivas. Nesse sentido, há alguns modelos e conceitos úteis para orientar análises de mercado, como a análise de ambiente proposta pelo Business Model Generation e, em um nível mais estratégico, as cinco forças de Porter. Este trabalho descreve como é executada a análise de ambiente nas empresas e explicita em qual nível ela está relacionada com o arcabouço teórico citado. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos com quatro empresas de setores e tamanhos distintos sobre a prática de análise de mercado. Os dados foram obtidos com a aplicação de um questionário semi-estruturado. Como contribuições principais estão à descrição de como é realizado o estudo de mercado nas organizações e uma análise crítica sobre a influência bibliográfica para tal tarefa. A proposição de melhoria aos modelos estudados complementa o trabalho.

Article:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-29

Referências bibliográficas
  • [1] OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers. John Wiley & Sons, 2010. PORTER, Michael E. The five competitive forces that shape strategy. Harvard business review, v. 86, n. 1, p. 25-40, 2008. VOSS, C. et al. Case Research in Operations Management. International Journal of Operations and Production Management, v. 22, n. 2, p. 195-219, 2002. YIN, Robert K. Case Study Research - Design and Methods. Sage Publications Inc., USA, 1989. YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
Como citar:

Guerra, Rackel Raniere Durães; Oliveira, Jenifer Silva de; Furletti, Letícia Alexandre; Costa, Priscilla Castro Leandro da; Souza, Matheus Luiz Pontelo de; , ; "DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DO MODELO DE ANÁLISE DE MERCADO EM EMPRESAS DE SEGMENTOS DISTINTOS", p. 379-392 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-29

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações