Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Descrição e análise de um livro didático de Português para o ensino médio: questões gramaticais

Description and analysis of a Portuguese textbook for highschool: grammatical issues

Nobre, Mônica Maria Rio; Alves, Davidson Martins Viana;

Artigo Completo:

Objetiva-se descrever detalhadamente a seção de gramática do livro didático de Português De olho no mundo do trabalho, de autoria de Ernani Terra e José de Nicola. Faz-se necessário evidenciar a visão teórico-metodológica do guia PNLD 2012 e as afirmações de que o LD realmente deve ser considerado como ferramenta didático-pedagógica fundamental para o ensino formal de qualquer disciplina regular.

Artigo Completo:

This work describes the "grammar section" of the Portuguese textbook “De olho no mundo do trabalho”, by Ernani Terra and José de Nicola. It is necessary to highlight the 2012 PNLD guide theoretical-methodological approach and the claims that the LD should be considered an important didactic-pedagogical tool for the teaching of any subjects.

Palavras-chave: Livro didático. Língua portuguesa. Gramática,

Palavras-chave: Textbook. Portuguese language. Grammar,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-008

Referências bibliográficas
  • [1] BEZERRA, Mª. A. “Ensino de língua portuguesa e contextos teórico-metodológicos”. In: BEZERRA, Mª. A.; DIONISIO, A. P.; CASTILHO, A. T. de. A língua falada no ensino do português. São Paulo: Contexto, 2010.
  • [2] NICOLA, J. de; TERRA, E. Português: de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Editora Scipione, 2008.
  • [3] PNLD. Guia de Livros Didáticos: Língua Portuguesa. Ensino Médio. 2012. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guia-do-livro/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio. Acesso em: 01 set. 2015.
  • [4] FANCHI, C.; NEGRÃO, E. V.; MÜLLER, A. L. Mas o que é mesmo “gramática”? (org. Sírio Possenti). 2ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Como citar:

Nobre, Mônica Maria Rio; Alves, Davidson Martins Viana; "Descrição e análise de um livro didático de Português para o ensino médio: questões gramaticais", p. 91-100 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-008

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações