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DesConstrói Aprendizagem: protótipos de jogos e de produto desenvolvidos por educadores, adolescentes e jovens da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES)

DesConstructs Learning: prototypes of games and product developed by educators, adolescents and young people of the Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES)

FERREIRA, Alais Souza ; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de ; CAMPOS, Izabel Carolina Martins ;

Artigo:

Este artigo objetiva apresentar o processo de desenvolvimento e o resultado final dos protótipos de jogos e de produto desenvolvidos pelos educadores, adolescentes e jovens aprendizes da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). Esses protótipos foram desenvolvidos em 2021, durante o projeto de extensão intitulado “Gestão de design sistêmica para o desenvolvimento de produtos ludificados e gamificados: capacitação de educadores, adolescentes e jovens da IDES”. Os protótipos foram desenvolvidos durante três capacitações sobre design e suas vertentes fornecidas aos educadores, adolescentes e jovens dos programas EducArte e Formação Aprendiz da IDES. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa-ação. O processo projetual de design utilizado para a construção dos protótipos envolveu seis etapas: problemática; definição; ideação; prototipação; implementação; análise. Obteve-se como resultado três protótipos de jogos intitulados “Vila açoriana”, “TRIF (Trilhando o Futuro) - Segue Reto Toda a Trilha”, “Somos todos iguais! Vidas negras importam!” e um protótipo de produto denominado “Gôndola Modular”.

Artigo:

This article aims to present the development process and the final result of prototypes of games and products developed by educators, adolescents and young apprentices of the Brotherhood of the Divine Holy Spirit (IDES). These prototypes were developed in 2021, during the extension project entitled “Gestão de design sistêmica para o desenvolvimento de produtos ludificados e gamificados: capacitação de educadores, adolescentes e jovens da IDES”. The prototypes were developed during three trainings on design and its aspects provided to educators, adolescents and young people of the EducArte and Apprentice Training programs of the IDES. The research method used was action research. The design design process used for the construction of the prototypes involved six stages: problematic; definition; ideation; prototyping; implementation; analysis. As a result, three prototypes of games entitled “Vila açoriana”, “TRIF (Trilhando o Futuro) - Segue Reto Toda a Trilha”, “Somos todos iguais! Vidas negras importam!” and a product prototype called “Gôndola Modular”.

Palavras-chave: Design; Ensino e Aprendizagem; Protótipos.,

Palavras-chave: Design; Teaching and Learning; Prototypes.,

DOI: 10.5151/ped2022-4392698

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Como citar:

FERREIRA, Alais Souza; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; CAMPOS, Izabel Carolina Martins; "DesConstrói Aprendizagem: protótipos de jogos e de produto desenvolvidos por educadores, adolescentes e jovens da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES)", p. 3242-3273 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-4392698

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