Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

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Desafios no design e validação de interfaces e ambientes para realidade estendida: uma reflexão entre teoria e prática

Challenges in the design and validation of interfaces and environments for extended reality: a reflection between theory and practice

Mujica, Felipe ; Gonçalves, Daydlene Costa ; Lindoso, Dilzana Keise Silva ; Scienza, Livia ; , ;

Artigo:

Este artigo apresenta uma discussão sobre os desafios na criação de interfaces e ambientes para Realidade Estendida (XR), a partir do relato de vivências nos times de design e validação, em um instituto de pesquisa e desenvolvimento. Desde que o mundo digital passou a promover a criação de interfaces amigáveis, metodologias e ferramentas têm sido criadas para proporcionar melhores condições de uso, no crescente mercado de eletrônicos (STANNEY, K. M. et al., 2021). Da mesma forma que houve uma expansão do público consumidor, ocorreram avanços tecnológicos na produção de displays, incluindo os óculos para Realidade Estendida (XR Head Mounted Displays – HMD), que trouxeram um novo desafio: design de interfaces e ambientes tridimensionais (HILLMANN, 2021). Este artigo foi construído em quatro partes: a primeira apresenta uma discussão teórica sobre critérios, parâmetros, métodos e ferramentas para design e validação de interfaces tridimensionais de ambientes imersivos, considerando aspectos referentes à Interface do Usuário e conforto visual; a segunda parte traz relatos sobre desafios vividos pelo time de design ao criar tais interfaces; a terceira parte expõe desafios e dificuldades vividos pelo time de validação durante os trabalhos de avaliação e homologação deste novo tipo de interfaces digitais. Na quarta parte promovemos uma reflexão para estabelecer relações entre teoria e prática.

Artigo:

This article presents a discussion about the challenges in creating interfaces and environments for Extended Reality (XR), based on the experience report in the design and validation teams, in a research and development institute. Since the digital world began to promote the creation of friendly interfaces, methodologies and tools have been created to provide better conditions of use in the growing electronics market (STANNEY, K. M. et al., 2021).. Just as there was an expansion of the consumer public, there were technological advances in the production of displays, including glasses and headsets for Extended Reality (XR Head Mounted Displays – HMD), which brought a new challenge: design of interfaces and three-dimensional environments (HILLMANN, 2021). This article was built in four parts: the first presents a theoretical discussion about criteria, parameters, methods and tools for design and validation of three- dimensional interfaces of immersive environments, considering aspects related to the User Interface and visual comfort; the second part reports on the challenges experienced by the design team when creating such interfaces; the third part exposes challenges and difficulties experienced by the validation team during the evaluation and approval work of this new type of digital interfaces. In the fourth part we promote a reflection establishing relations between theory and practice.

Palavras-chave: Realidade Estendida; Parâmetros de Projeto; Design de Interfaces; Avaliação; Homologação,

Palavras-chave: Extended Reality; Design Parameters; Interface Design; Assessment; Homologation,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-85

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Como citar:

Mujica, Felipe; Gonçalves, Daydlene Costa; Lindoso, Dilzana Keise Silva; Scienza, Livia; , ; "Desafios no design e validação de interfaces e ambientes para realidade estendida: uma reflexão entre teoria e prática", p. 1306-1327 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-85

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