Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalho completo - Open Access.
Desafios na Determinação dos Fatores de Deterioração de Emissões para Veículos PHEV segundo a Legislação Brasileira
Challenges in Real Emissions Deterioration Factors Determination for PHEV Vehicles Under Brazilian Legislation
DUQUE, Oscar Javier ; MATUMOTO, Gabriel ;
Trabalho completo:
O mercado de veículos com sistemas de propulsão alternativos está em rápida expansão,com o Brasil apresentando uma crescente demanda por veículos híbridos e híbridos plug-in. Esse crescimento é impulsionado pelo lançamento de novos modelos e pela aceitação dos consumidores por tecnologias que oferecem benefícios ambientais.A legislação PL8 estabelece procedimentos específicos de homologação de emissões para veículos híbridos e PHEVs.Além disso,passou a ser exigida uma durabilidade de emissões de 160.000 quilômetros,com os procedimentos para a determinação dos fatores de deterioração (DFs) definidos na norma NBR16897.Este trabalho analisa os requisitos e procedimentos para a determinação desses fatores para aplicações PHEV, na ausência de distinções metodológicas que considerem as particularidades operacionais desses veículos. Para embasar a análise,são apresentados dados experimentais de testes de emissões realizados em um PHEV com sistema de pós-tratamento estabilizado e envelhecido.Os fatores foram calculados utilizando tanto a combinação dos modos de condução Charge Depleting e Charge Sustaining, quanto o modo CS isoladamente, servindo como base para discussão sobre a viabilidade, eficiência e representatividade dos métodos de ensaio no contexto regulatório atual brasileiro
Trabalho completo:
The market for alternative powertrain vehicles is rapidly expanding, with Brazil witnessing an increasing demand for Hybrid and Plug-In Hybrid Electric Vehicles. This growth is driven by the introduction of new models and rising consumer acceptance of these technologies, which offer environmental benefits. The recently established PL8 legislation by the Brazilian government establishes specific emissions homologation tests for Hybrid and PHEV vehicles. Furthermore, since Proconve L7 legislation, a durability target of 160,000 km for pollutant emissions has been introduced, with deterioration factor (DF) determination procedures defined in ABNT NBR16897. This paper explores the legislative framework for emissions testing and DF determination for PHEVs in Brazil, with emphasis on the application of NBR16897 and the absence of a methodological differentiation for PHEV-specific characteristics. To support the analysis, experimental data from emissions tests conducted on a PHEV under stabilized and aged catalyst conditions are presented. Deterioration factors were calculated using both CD+CS combined modes and CS-only mode. These results provide a basis for further discussion on testing feasibility and representativeness within the current regulatory framework
Palavras-chave: -,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/simea2025-PAP136
Referências bibliográficas
- [1] Associação Brasileira do Veículo Elétrico ABVE. ABVE Data Available in https://abve.org.br/bi-frotas/
- [2] ABNT NBR 16567, Hybrid electric light duty road vehicles — Measurement of exhaust emission
- [3] and fuel and energy consumption — Test methods, ISBN 978-65-5659-506-1
- [4] ABNT NBR 16897, Light duty road vehicles Determination of exhaust gas emission deterioration factors through mileage accumulation of 160 000 km or the equivalent, ISBN 978-65-5659-912-0
- [5] Cox, J., Protz, M., Dols, T., Recker, P., Duque, O. “Unique FEV Process for Accelerated Synthetic Aging and Characterization of Three-Way Catalysts and Gasoline Particulate Filter for Exhaust Aftertreatment Systems”. SIMEA, 2024.
- [6] Ministério do Meio Ambiente/Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 492, de 20 de dezembro de 2018.
Como citar:
DUQUE, Oscar Javier; MATUMOTO, Gabriel; "Desafios na Determinação dos Fatores de Deterioração de Emissões para Veículos PHEV segundo a Legislação Brasileira", p. 714-719 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP136
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações