Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia
Trabalho completo - Open Access.
Desafios e Soluções na Lubrificação de Transmissões Híbridas
Challenges and Solutions in Hybrid Transmission Lubrication
MOTTA, Henrique Botelho da ;
Trabalho completo:
O processo de eletrificação tem avançado no mercado automobilístico, com veículos híbridos representando a maior parte desse mercado em alguns países, como o Brasil. Um dos fatores menos avaliados, mas de grande importância na performance dos veículos híbridos são as diferentes demandas para as transmissões. Diferentes montadoras têm seguido diferentes designs para suas transmissões de veículos híbridos, algumas indo para transmissões iguais ou similares a transmissões automáticas tradicionais, outras com estruturas diferenciadas, mais dedicadas às funcionalidades dessa aplicação, como no caso de DHTs, transmissões híbridas dedicadas, que podem ser submetidas a faíscas eletrostáticas e correntes magnéticas. Devido a esse cenário, os lubrificantes dedicados a essas aplicações tendo tido um desafio de se adequarem às diferentes estruturas, um desses desafios mais relevantes está na compatibilidade com materiais utilizados devido à estrutura elétrica. Por isso, este estudo avaliará a capacidade de proteção contra corrosão e oxidação de um lubrificante padrão ATF frente um lubrificante dedicado para atender transmissões de veículos híbridos. Esta avaliação será feita através dos ensaios de corrosão ao cobre à altas temperaturas e por longos períodos e análises de prevenção à ferrugem.
Trabalho completo:
The electrification process has significantly advanced in the automotive market, with hybrid vehicles representing the majority of the electrified fleet in some countries such as Brazil. One of the less evaluated but highly important factors in the performance of hybrid vehicles is the different demands for their transmissions. Different manufacturers have different designs for their hybrid vehicle transmissions, some tending towards transmissions that are the same or similar to traditional automatic transmissions, others with differentiated structures, more dedicated to the functionalities of this application, as in the case of DHTs, dedicated hybrid transmissions, which can be subjected to electrostatic sparks and magnetic currents. Due to this, lubricants dedicated to these applications have faced the challenge of adapting to different structures, one of the most significant challenges being compatibility with the materials used due to the electrical structure. Therefore, the present study aims to evaluate the corrosion and oxidation protection capacity of a standard ATF lubricant compared to a lubricant dedicated to hybrid vehicle transmissions. This evaluation will be carried through copper corrosion tests at high temperatures and for long periods, as well as rust prevention.
Palavras-chave: -,
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DOI: 10.5151/simea2025-PAP85
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Como citar:
MOTTA, Henrique Botelho da; "Desafios e Soluções na Lubrificação de Transmissões Híbridas", p. 417-422 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia.
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2025-PAP85
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