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DESAFIOS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DO DESIGN UNIVERSAL PARA A MELHORIA NA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO DOS DEFICIENTES VISUAIS

Arraes, Íris Carlota dos Santos; Mont’Alvão, Cláudia;

Artigo Completo:

Apesar do grande numero de deficientes visuais no Brasil e os avanços no atendimento a esses usuários em diversos segmentos da sociedade, o acesso à universidade ainda é um problema. A presente pesquisa busca conhecer a trajetória acadêmica da pessoa com deficiência visual, desde o ensino fundamental até o superior, sob o olhar do Design Universal. Buscando um entendimento sobre esse cenário foi realizada uma análise documental das leis em vigor, que foram então relacionadas aos principais aspectos da Ergonomia física e cognitiva que estão inseridas no campo do Design Universal. Também foram considerados relatos sobre o tema postados em blogs de deficientes visuais, assim como notícias da mídia digital. Tais informações foram necessárias para que se esboçassem possíveis intervenções de Design que virem propostas projetuais que permitam um melhor acolhimento desses usuários.

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Palavras-chave: Design universal; Deficientes visuais; Acessibilidade; Educação inclusiva; Ergonomia.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0293

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Como citar:

Arraes, Íris Carlota dos Santos; Mont’Alvão, Cláudia; "DESAFIOS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB O OLHAR DO DESIGN UNIVERSAL PARA A MELHORIA NA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO DOS DEFICIENTES VISUAIS", p. 3408-3419 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0293

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