Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Desafios contemporâneos no design de livros acadêmicos

Contemporary challenges in design of academic books

PINTO, Gabriella Nair Figueiredo N. ; SILVA, Sérgio Antônio ;

Artigo:

Este artigo tem por objetivo discutir o design de livros acadêmicos no contexto das novas tecnologias e da situação atual do mercado, bem como os desafios colocados à prática do design, evidenciando seu caráter mediador. Para tanto, realizou-se a revisão de literatura, a partir do levantamento de aspectos relacionados à edição acadêmica, ao design e ao mercado editorial. Posteriormente, são discutidas possibilidades projetuais que permitam ao designer compreender e atuar na dinâmica que circunscreve o livrouniversitário, principalmente em sua versão digital.

Artigo:

This article aims to discuss the design of academic books in the context of new technologies and the current market situation, as well as the challenges posed to the practice of design, highlighting its mediating character. Therefore, a literature review was carried out, based on the survey of aspects related to academic publishing, design and publishing market. Subsequently, design possibilities are discussed that allow the designer to understand and act in the dynamics that circumscribe the university books, especially in its digital version.

Palavras-chave: Livros acadêmicos; Design gráfico; Tecnologias.,

Palavras-chave: Academic books; Graphic design; Technologies.,

DOI: 10.5151/ped2022-6629970

Referências bibliográficas
  • [1] ADEMA, Janneke. Overview of open access models for ebooks in the humanities and social sciences. Retrieved August, v. 16, p. 2016, 2010.
  • [2] AGUILAR, Anna Mônica. Visibilidad en las editoriales universitarias: el encuentro con el lector. Primer Coloquio Argentino de Estudios sobre el Libro y la Edición. 201
  • [3] BOURDIEU, Pierre. Campo intelectual e projeto criador. In: POUILLON, J. et al.(orgs.). Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar, 1968. pp. 105-45.
  • [4] BROWNE, Glenda; COE, Mary. Ebook Navigation: Browse, Search and Index. In: The Australian Library Journal, v. 61, n. 4, p. 288-297, 2012.
  • [5] ANDRADE, Robéria de Lourdes de Vasconcelos. Perspectivas da publicação de livros em formato digital pelas editoras universitárias na América Latina. 2020. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa: 2020.
  • [6] BUFREM, L. S. Editoras universitárias no Brasil: uma crítica para a reformulação da prática. São Paulo: Edusp, 2001.
  • [7] BUFREM, L. S.; GARCIA, T. M. B. A editora universitária e o compromisso da universidade com as práticas de divulgação do conhecimento produzido. In: Em Questão, v. 20, n. 1, p. 151-164, 2014.
  • [8] CARRERAS, Concepció. Libros científicos, actuales y comprensibles. In: Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, ano 2, n. 10, p. 20-23, out. 1989.
  • [9] CARVALHO, Ricardo Arthur Pereira de. O design entre a produção e a recepção. In: FARBIARZ, Jackeline Lima; FARBIARZ, Alexandre; COELHO, Luiz Antonio L. Os lugares do Design na Leitura. Rio de Janeiro: Editora Novas Ideias, 2008.
  • [10] CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita [recurso eletrônico].Unesp, 2002. n.p.
  • [11] DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [12] DICK, Maurício Elias. Framebook: um framework para o processo de design de livros digitais. Orientadora: Berenice Santos Gonçalves. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
  • [13] DICK, Maurício Elias; GONÇALVES, Berenice Santos. Fatores que influenciam o processo de design do livro digital. Design e Tecnologia, v. 10, n. 20, p. 106-118, 2020.
  • [14] DOURADO, Stella Moreira; ODDONE, Nanci. ​​o livro digital como inovação editorial para a cadeia produtiva das editoras universitárias brasileiras. XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB 2013). Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/185027 Acesso em: 24 maio 2022.
  • [15] FENLON, Katrina et al. Humanities scholars and library-based digital publishing: new forms of publication, new audiences, new publishing roles. Journal of Scholarly Publishing, v. 50, n. 3, p. 159-182, 2019.
  • [16] FRASCARA. Jorge. Diseño gráfico para la gente: comunicaciones de masa y cambio social. Buenos Aires: Ediciones Infinito, 2000.
  • [17] FURTADO, José Afonso. O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações. Florianópolis: Escritório do Livro, 2006.
  • [18] GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design editorial e publicação multiplataforma. In: Intexto, n. 34, p. 571-588, 2015.
  • [19] GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Rosari, 2008.
  • [20] GUEDES, Maria; CARMO, D. O.; PEREIRA, Maria Eliza. Editoras universitárias: uma contribuição à indústria ou à artesania cultural? In: São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 78-84, 2000.
  • [21] HASLAM, Andrew. O livro e o Designer II: Como criar e produzir livros. São Paulo: Rosari, 2007.
  • [22] HENDEL, Richard. O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
  • [23] HOCHULI, Jost; KINROSS, Robin. El diseño de libros: práctica y teoría. Editorial Campgrafic. 2005.
  • [24] JUBB, Michael. Academic books and their future. Arts and Humanities Research Council. British Library Academic. Book of the Future Project. 2017. Disponível em: https://academicbookfuture. files. wordpress. com/2017/06/academic-books-and-their-futures_jubb1. pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.
  • [25] LICHT, Marcele Cassol. O livro digital informativo e suas categorias constitutivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
  • [26] MANSO, Anabela. O valor do livro universitário no universo editorial. RUA-L: Revista da Universidade de Aveiro. Letras, n. 3, p. 43-50, 2014.
  • [27] MARQUES NETO. J. C. A editora universitária, os livros do século XXI e seus leitores. In: Interface: Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu, v. 4, n. 7, ag. 2000.
  • [28] MCPHERSON, James M. A crisis in scholarly publishing. 2003. Disponível em: https://www.historians.org/publications-and-directories/perspectives-on-history/october-2003/a-crisis-in-scholarly-publishing. Acesso em: 18 ago. 2021.
  • [29] MOD, Craig. Designing books in the digital age. In: A futurist’s manifesto: Essays from the bleeding edge of publishing. Boston, Massachusetts: O’Reilly Media, 2012. Disponível em: https://book.pressbooks.com/chapter/book-design-in-the-digital-age-craig-mod. Acesso em: 05 ago. 2020.
  • [30] PERRY, Gabriela Trindade; POSSATTI, Giovana Marzari; DA SILVA, Régio Pierre. Guidelines for Ebook Design. InfoDesign-Revista Brasileira de Design da Informação, v. 15, n. 2, p. 197-213, 2018.
  • [31] PONSFORD, Marianne. Edición universitaria en América Latina: lo que dicen los datos. 2017 CERLALC. Disponível em: https://cerlalc.org/pt-br/edicion-universitaria-en-america-latina-lo-que-dicen-los-datos/ Acesso em: 18 ago. 2021.
  • [32] PUBLISHNEWS. Para onde foram os leitores de CTP? - Uma análise da conjuntura brasileira. Novembro de 2020. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2020/11/11/para-onde-foram-os-leitores-de-ctp-uma-analise-da-conjuntura-brasileira. Acesso em: 13 mar. 2022.
  • [33] RAMA, C. Los desafios de las editoriales universitarias de América Latina en la sociedade del saber. In: RAMA, C.; SAGASTIZÁBAL, Leandro; URIBE, Richard. Las editoriales univesitarias en América Latina. Caracas, Venezuela/ Bogotá, Colômbia: IESALC/ CERLALC, 2006, 248p.
  • [34] RAMA, C.; SAGASTIZÁBAL, L.; URIBE, R. Las editoriales univesitarias en América Latina. Caracas, Venezuela/ Bogotá, Colômbia: IESALC/ CERLALC, 2006, 248p.
  • [35] RIBEIRO, Ana Elisa. Questões provisórias sobre literatura e tecnologia: um diálogo com Roger Chartier. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 47, p. 97-118, 2016.
  • [36] ROCHA, Maria Amália. Considerações sobre o trabalho de uma editora universitária. In: Acta Científica, v. 24, n. 2, p. 19-35, 2015.
  • [37] SANTAELLA, Lucia. Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
  • [38] STEELE, Colin. Scholarly monograph publishing in the 21st century: The future more than ever should be an open book. Journal of Electronic Publishing, v. 11, n. 2, 2008.
  • [39] THOMPSON, John B. Books in the Digital Age: ​​The Transformation of Academic and Higher Education Publishing in Britain and the United States. Cambridge: Polity Press, 2005.
  • [40] THOMPSON, John B. As guerras do livro: a revolução digital no universo editorial. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
  • [41] TOMBS, Robert. Why design is important: five designers speak to non-designers. In: Journal of scholarly publishing, v. 33, n. 1, p. 37-46, 2001.
Como citar:

PINTO, Gabriella Nair Figueiredo N.; SILVA, Sérgio Antônio; "Desafios contemporâneos no design de livros acadêmicos", p. 6315-6327 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-6629970

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações