Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

DEFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE SOFTWARE

Silva, Carlos Eduardo Sanches da ; Pellegrini, Rafaella Marchi ;

Artigo Completo:

Esta pesquisa tem como objetivos identificar e priorizar as práticas inerentes ao gerenciamento da comunicação em projetos de software. Foram identificados na literatura 29 práticas submetidas a priorização de seis especialistas considerando a importância de cada uma. As práticas ordenadas foram: comunicação frequente com as partes interessadas; boa habilidade de comunicação e liderança do gerente de projetos; requisitos coletados corretamente; clareza de informações compartilhadas; comunicação frequente entre a equipe de desenvolvimento; e comunicação eficiente das mudanças. Perguntou-se aos especialistas em qual dos processos de Gerenciamento das Comunicações um recém-formado possuí maior deficiência, para isto utilizou-se o método multicritério AHP. O resultado priorizado foi: planejar o gerenciamento das comunicações; gerenciar as comunicações e controlar as comunicações. Por fim, uma nova priorização por meio do AHP foi feita: “em quais práticas o recém-formado possui maior deficiência de conhecimento dentro de cada processo”. O resultado foi: comunicar as mudanças de forma eficiente; coletar os requisitos corretamente; compartilhar informações claras; e comunicar-se frequentemente com as partes interessadas. Estas conclusões permitem aos docentes reverem seus métodos de ensino de modo a minimizarem estas deficiências, assim como os alunos podem buscar por meio de autoaprendizagem minimizar estas deficiências.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Gerenciamento da comunicação, Gerenciamento de projetos de software, Ensino do gerenciamento da comunicação,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-110

Referências bibliográficas
  • [1] BRUSAMOLIN, V. A inserção do discurso narrativo no ciclo informacional e seu impacto na aprendizagem organizacional. Brasília, 201 312 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)- Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
  • [2] MORAIS, H.; TACONI, L.; MURA, W.; BARROS R. Solução para os problemas de comunicação em gerência de projetos de software, Londrina, 2014. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. A guide to the project management body of knowledge (PMBOK Guide). 5th ed., Newtown Square, PA: Project Management Institute Inc., 2013.
  • [3] SOUZA, T.; GOMES, C. Estudo bibliométrico dos principais modelos de maturidade em gerenciamento de projetos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 5, Número Especial, p. 5-26, out. 2015. Disponível em Acesso em 15 de março de 2017.
  • [4] VARGAS NETO, D.; PATAH, L.. Ampliação da visão de indicadores para projetos: foco em equipes virtuais. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 9, nº 2, abr-jun/2014, p. 17-33.
  • [5] VIDAL, L.. O problema mais frequente em Gerenciamento de Projetos no Brasil: Um estudo comparativo dos resultados dos benchmarkings de 2007 a 2013, ISSN 2179-5568 – Revista Especialize On-line IPOG - Goiânia - 9ª Edição nº 010 Vol.01/2015 julho/201
Como citar:

Silva, Carlos Eduardo Sanches da; Pellegrini, Rafaella Marchi; "DEFICIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE SOFTWARE", p. 1048-1057 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-110

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações