Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DECISÃO DE ADOÇÃO DE INOVAÇÕES GERENCIAIS NOS CONTEXTOS PRÉ- E PÓS-PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL DE ALTO LUXO BRASILEIRO

Management Innovations’ Adoption Decision: A Case Study in a Brazilian High Luxury Hotel

Moreira, Raphael Leandro Fernandes ; Lopes, Daniel Paulino Teixeira ;

Artigo completo:

O objetivo deste artigo é descrever o processo de tomada de decisão em relação à adoção ou rejeição de inovações gerenciais em um hotel de luxo brasileiro. Conceitos e perspectivas teóricas sobre inovação gerencial e processos decisórios em inovações foram discutidos, buscando-se uma articulação entre esses temas. A abordagem metodológica foi de natureza qualitativa descritiva, por meio do método de estudo de caso de um resort localizado no litoral do estado da Bahia, Brasil. A coleta de dados compreendeu análise documental e oito entrevistas semiestruturadas com os principais gestores do hotel. Os resultados descrevem as etapas e fatores influenciadores que impactam nas decisões relativas às inovações gerenciais entre 2015 e 2020. Observou-se a influência de agentes internos e externos que objetivam buscar legitimidade e reputação. A crise da pandemia de COVID-19 modificou o modo de tomada de decisão relativa às inovações gerenciais, acelerando a implementação de tais inovações.

Artigo completo:

The purpose of this paper is to describe the decision-making process regarding the adoption or rejection of management innovations in a Brazilian luxury hotel. Theoretical concepts and perspectives on management innovation and decision-making processes were discussed, seeking an articulation between these themes. The methodological approach was qualitative and descriptive, through case study method of a resort located on the coast of the state of Bahia, Brazil. Data were collected through documentary analysis and eight semi-structured interviews with the main hotel managers. The results describe the stages and influencing factors that impact decisions related to management innovations between 2015 and 2020. The influence of internal and external agents that aim to seek legitimacy and reputation was observed. The COVID-19 pandemic crisis changed the way in which decision-making regarding management innovations was made, accelerating the implementation of such innovations.

Palavras-chave: Hotelaria; Hotelaria de Luxo; Inovações; Inovações Gerenciais; Inovações Organizacionais; Processos Decisórios; Resorts.,

Palavras-chave: Hospitality; Luxury Hospitality; Innovations; Management Innovation; Organizational Innovation; Decision-making Processes; Resorts.,

DOI: 10.5151/v-enei-767

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAHAMSON, E. Managerial Fads and Fashions: The Diffusion and Rejection of Innovations. Management Review, v. 16, n. 3, p. 586–612, 199
  • [2] ANSARI, S. S.; REINECKE, J.; SPAAN, A. How are practices made to vary? Managing practice adaptation in a multinational corporation. Organization Studies, v. 35, n. 9, p. 1313–1341, 2014.
  • [3] BEZERRA, É. D.; SILVA, D. E. P. DA. Adoção de inovações em serviços turísticos: Um estudo de múltiplos casos em bares e restaurantes da orla de Aracaju (SE, Brasil). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 7, n. 1, 201
  • [4] BIRKINSHAW, J.; HAMEL, G.; MOL, M. J. Management Innovation. Academy of Management Review, v. 33, n. 4, p. 825–845, 2008.
  • [5] BIRKINSHAW, J.; MOL, M. How management innovation happens. Sloan Management Review, v. 47, n. 4, p. 81–88, 2006.
  • [6] ČERNE, M.; KAŠE, R.; ŠKERLAVAJ, M. Non-technological innovation research: Evaluating the intellectual structure and prospects of an emerging field. Scandinavian Journal of Management, v. 32, n. 2, p. 69–85, 201
  • [7] CROSSAN, M. M.; APAYDIN, M. A multi-dimensional framework of organizational innovation: A systematic review of the literature. Journal of Management Studies, v. 47, n. 6, p. 1154–1191, 2010.
  • [8] DAMANPOUR, F. The Adoption of Technological, Administrative, and Ancillary Innovations: Impact of Organizational Factors. Journal of Management, v. 13, n. 4, p. 675–688, 1987.
  • [9] DAMANPOUR, F. Footnotes to research on management innovation. Organization Studies, v. 35, n. 9, p. 1265–1285, 2014.
  • [10] DAMANPOUR, F. Organizational Innovation: Theory, Research, and Direction. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing, 2020.
  • [11] DAMANPOUR, F.; WALKER, R. M.; AVELLANEDA, C. N. Combinative effects of innovation types and organizational Performance: A longitudinal study of service organizations. Journal of Management Studies, v. 46, n. 4, p. 650–675, 2009.
  • [12] DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, v. 24, p. 213–225, 2004.
  • [13] ETTLIE, J. E. Adequacy of Stage Models for Decisions on Adoption of Innovation. Psychological Refiorcs, v. 46, p. 991–995, 1980.
  • [14] FEIGENBAUM, A.; FEIGENBAUM, D. What quality means today: leadership and management innovation must drive a comprehensive ethos of excellence. MIT Sloan Management Review, v. 46, n. 2, p. 96, 2005.
  • [15] FREITAS, H.; KLADIS, C. M. O Processo decisório: Modelos e Dificuldades. Revista Decidir, v. 8, p. 30–34, 1995.
  • [16] GEORGANTZAS, N. C.; SHAPIRO, J. H. Viable theoretical forms of synchronous product innovation. Journal of Operations Management, v. 11, p. 161–183, 1993.
  • [17] GREEN JR.; SANDY, E. A rhetorical theory of diffusion. Academy of Management Review, v. 29, n. 4, p. 653–669, 2004.
  • [18] HAMEL, G. The why, what, and how of management innovation. Harvard Business Review, v. 84, n. 2, p. 72–84, 2006.
  • [19] KAHNEMAN, Daniel; TVERSKY, Amos. Prospect Theory: An Analysis of Decision under Risk. Econometrica, v. 47, n. 2, p. 263-292, 1979.
  • [20] KIMBERLY, J. R. Managerial innovation. In: In P. C. Nystrom & W. H. Starbuck (Org.); Handbook of organizational design. New York: Oxford University Press, 1981, pp 84–104.
  • [21] KLEMENT, Claudia Fernanda Franceschi. Inovação em serviços: estudo de casos em uma organização da indústria hoteleira brasileira, 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
  • [22] KRAMER, H. The philosophical foundations of management rediscovered. Management International Review, n. 15(2–3), p. 47–55, 1975.
  • [23] LEUCZ, T. .; ANDREASSI, T. O processo decisório e o uso das lógicas effectuation e causation, frente à transição da pequena para a média empresa: casos do setor hoteleiro na cidade de Curitiba-PR. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, p. 400–421, set. 2015.
  • [24] LOPES, D. P. T. Inovação gerencial na perspectiva da gestão de recursos humanos, 2017. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais.
  • [25] LOPES, D. P. T.; SANTOS, S. R. M. DOS; SILVA, V. H. R. DA; MARTINS, G. S. Fatores determinantes da inovação gerencial – Uma proposta para análise e investigação. Gestão e Sociedade, v. 12, n. 33, 2018.
  • [26] LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
  • [27] MCCABE, D. “Waiting for dead men’s shoes”: Towards a cultural understanding of management innovation. Human Relations, v. 55, n. 5, p. 509, 2002.
  • [28] MERRIAM, S. B.; GRENIE, R. S. Qualitative Research in Practice: Examples for Discussion and Analysis. San Francisco: Jossey-bass, 2019.
  • [29] MINTZBERG, H.; RAISINGHANI; THEORET, A. The Structure of " Un- structured " Decision Processes Henry Mintzberg , Duru. Administrative Science Quarterly, v. 21, p. 246–275, 1976.
  • [30] OECD. Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation, 4th Edition, Paris: OECD/Eurostat, 2018.
  • [31] OSINSKI, M.; ROMAN, D. J. Análise do processo decisório nas organizações de Gestão Social: Estudo de caso da organização WSH. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 13, n. 1, p. 130–143, 2016.
  • [32] PITSIS, T.; SIMPSON, A.; DEHLIN, E. Handbook of organizational and managerial innovation. Cheltenham: Edward Elgar, 2012.
  • [33] ROGERS, E. Diffusion of Innovations. 5th ed. New York: Free Press, 1995.
  • [34] SIMON, H. A. Rationality as Process and as Product of Thought. The American Economic Review. American Economic Review. v. 68, n. 2, p. 1–16, 1978.
  • [35] Simon, H. A. Administrative Behavior: A Study of Decision-Making Processes in Administrative Organizations, 4th ed, New York: Free Press, 1947.
  • [36] SIMON, H. A. Administrative Decision Making. Public Administration Review, v. 25, n. 1, p. 31, 1965.
  • [37] VACCARO, I. G.; JANSEN, J. J. P.; VAN DEN BOSCH, F. A. J.; VOLBERDA, H. W. Management innovation and leadership: The moderating role of organizational size. Journal of Management Studies, v. 49, n. 1, p. 28–51, 2012.
  • [38] VOLBERDA, H. W.; VAN DEN BOSCH, F. A. J. Why management matters most. European Business Forum, n. 22, p. 36–40, 2005.
  • [39] VOLBERDA, H. W.; VAN DEN BOSCH, F. A. J.; HEIJ, C. V. Management innovation: Management as fertile ground for innovation. European Management Review, v. 10, n. 1, p. 1–15, 2013.
  • [40] VOLBERDA, H. W.; VAN DEN BOSCH, F. A. J.; MIHALACHE, O. R. Advancing management innovation: Synthesizing processes, levels of analysis, and change agents. Organization Studies, v. 35, n. 9, p. 1245–1264, 2014.
  • [41] WEST, M. A.; FARR, J. L. Innovation and creativity at work: Psychological and organizational strategies. Hoboken: John Wiley & Sons, 1990.
  • [42] WOOD JR, T. Mudança Organizacional. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2009.
  • [43] YIN, ROBERT K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4a ed. São Paulo: Bookman, 2010.
Como citar:

Moreira, Raphael Leandro Fernandes; Lopes, Daniel Paulino Teixeira; "DECISÃO DE ADOÇÃO DE INOVAÇÕES GERENCIAIS NOS CONTEXTOS PRÉ- E PÓS-PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO EM UM HOTEL DE ALTO LUXO BRASILEIRO", p. 2101-2119 . In: Anais do V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Inovação, Sustentabilidade e Pandemia”. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/v-enei-767

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações