Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Das ruas para a sala de aula: potencialidades dos elementos gráficos vernaculares nas práticas educativas durante o processo de letramento infantil

Hennes, Mariana ; Coutinho, Solange ;

Artigo completo:

Os letreiros populares sãomanifestações vernaculares urbanas que se constituem em um rico sistema deinformação iconográfico e semântico. Apesar da área do Design vir desempenhandoum importante papel com estudos desses artefatos como parte da identidadecultural e memória gráfica de grupos sociais locais, esse tipo de manifestaçãoainda está longe de ter todas as suas potencialidades exploradas. Ao ponderar possíveisconexões entre essa temática e outras áreas de conhecimento encontrou-se nocampo da Educação, uma oportunidade de diálogo multidisciplinar a serinvestigado. Durante o processo de letramento infantil brasileiro (aindaconhecido como alfabetização), uma das principaisferramentas de ensino são os materiais didáticos efêmeros, confeccionados pelospróprios professores e utilizados em sala de aula. Embora tais materiais tenhama intenção de estimular a busca e a geração de conhecimento por parte dascrianças, ainda é comum o uso de referências gráficas estrangeiras,massificadas ou deslocadas das suas realidades cotidianas. Assim, este artigoobjetiva provocar reflexões acerca do papel do Design/Educação, propondo ainvestigação de práticas educativas que permitam, ao educando, mais do que amera leitura de palavras, mas a leitura do mundo a sua volta e o reconhecimentode uma cultura própria como conteúdo educativo, passível de ser estudado navivência escolar e extraescolar.

Artigo completo:

Palavras-chave: Letreiros populares, educação, letramento, materiais didáticos, memória gráfica,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-038

Referências bibliográficas
  • [1] BISSOLI, L. S. 2006. Leitura de imagens: as concepções dos professores de educação infantil. Dissertação de Mestrado não publicada. Universidade Estadual Paulista. Programa de Pós-Graduação em Educação: Rio Claro. CADENA, R.; COUTINHO, S. G. 2015. Investigando projeções: critérios para a análise de apresentações digitais de slides. In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). 7th Information Design International Conference. São Paulo: Blucher, 2015. p. 1276-1282.
Como citar:

Hennes, Mariana; Coutinho, Solange ; "Das ruas para a sala de aula: potencialidades dos elementos gráficos vernaculares nas práticas educativas durante o processo de letramento infantil", p. 398-409 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-038

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações