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"Das marcas corporativas a comoditização do território"

From corporate brands to the commoditization of territory

PEREIRA, Marcos Paulo do Nascimento ; BRAGA, Marcos da Costa ;

Artigo:

O fim século XX representa (r)evoluções importantes relacionadas ao rompimento dos paradigmas modernos, e não isento a isso está o campo das marcas corporativas. Do marketing ao design, na historiografia são constatáveis modificações em concepções teóricas e, consequentemente, na atividade projetual que são reflexos de um acelerado movimento globalizante e estabelecimento de um consumo ávido. Neste contexto, em que consumo caracteriza sociedade, a exploração mercantil-simbólica de identidades, incluindo-se as territoriais, são determinantes para o surgimento de um novo tipo de marca: a marca de lugar. Sob esta elucidação, esta proposta intenciona compor uma possibilidade de trajeto histórico partindo das marcas corporativas até as marcas de lugares, privilegiando as mudanças conceituais e simbólicas relacionadas a marca que são identificadas nos campos de estudo do marketing, design e sociologia. Este estudo qualitativo exploratório de abordagem histórica e natureza indutiva, se viabiliza por meio da aplicação das técnicas de levantamento bibliográfico em conjunto com a análise associativa dos conteúdos referentes às etapas de coleta e tratamento de dados respectivamente. Como resultado, além da identificação dos desdobramentos epistemológicos nos campos de estudo, pretende-se, por fim, compreender como territórios podem tornar-se mercadorias simbolicamente tangíveis pela concretização dos projetos de suas respectivas marcas.

Artigo:

The end of the 20th century represents important (r)evolutions related to the rupture of modern paradigms, and the field of corporate brands is not exempt from this. From marketing to design, historiography shows changes in theoretical conceptions and, consequently, in projectual activity that reflect an accelerated globalization movement and the establishment of avid consumption. In this context, in which consumption characterizes society, the mercantile-symbolic exploration of identities, including territorial ones, are determining factors for the emergence of a new type of brand: the place brand. Under this elucidation, this proposal intends to compose a possible historical trajectory from corporate brands to place brands, prioritizing the conceptual and symbolic changes related to brands that are identified in the study fields of marketing, design, and sociology. This qualitative exploratory study of historical approach and inductive nature is made possible through the application of bibliographic research techniques in conjunction with associative content analysis referring to the stages of data collection and treatment, respectively. As a result, in addition to the identification of epistemological developments in the fields of study, we intend to understand how territories can become symbolically tangible goods through the implementation of the projects of their respective brands.

Palavras-chave: Marca Corporativa; Branding; Marketing De Lugares; Place Branding; Marca De Lugar,

Palavras-chave: corporate branding; branding; place marketing; place branding,

DOI: 10.5151/6spdesign-037

Referências bibliográficas
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  • [5] WARD, Stephen. 200 Selling places: the marketing and promotion of towns and cities 1850-2000. Abingdon: Routledge.
Como citar:

PEREIRA, Marcos Paulo do Nascimento; BRAGA, Marcos da Costa; ""Das marcas corporativas a comoditização do território"", p. 73-74 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-037

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