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DA INCLUSÃO À EXCLUSÃO: ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DE RAMPAS E ESCADARIAS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAVATÁ - PE

FROM INCLUSION TO EXCLUSION: ARCHITECTURAL ACCESSIBILITY OF RAMPS AND STAIRCASES IN SCHOOLS OF THE MUNICIPAL NETWORK OF GRAVATÁ - PE

Lira, Jessica Fabiola Gonçalves ; Martins, Laura Bezerra ;

Artigo:

Para assegurar o direito à educação da Pessoa com Deficiência (PcD), o Ministério da Educação criou o Programa Escola Acessível, contribuindo para um sistema educacional inclusivo. Aqui, analisamos as condições de acessibilidade dos espaços físicos em oito escolas municipais de Gravatá - PE. Realizamos vistorias técnicas para avaliar as alterações e/ou adequações de acessibilidade arquitetônica nas rampas e escadarias das instituições. Após avaliação, verificamos que todas as unidades estão fora dos padrões especificados na NBR 9050. Portanto, é essencial a inclusão de profissionais especializados para vistoriar e acompanhar as reformas e/ou adequações para assegurar que sejam realizadas de forma eficaz.

Artigo:

To ensure the right to education of persons with disabilities (PcD), the Ministry of Education created the Accessible School Program, contributing to an inclusive education system. Here, we analyze the accessibility conditions of physical spaces in eight municipal schools of Gravatá – PE. To achieve the objectives, we conducted technical surveys to evaluate the changes and/or adaptations of architectural accessibility in the ramps and staircases of the institutions. After evaluation, we found that all units are outside the standards specified in NBR 9050. Therefore, it is essential to include specialized professionals to inspect and monitor reforms and/or adaptations to ensure that they are carried out effectively.

Palavras-chave: Acessibilidade; Educação Inclusiva; Escola Acessível.,

Palavras-chave: Accessibility; Inclusive Education; Accessible School.,

DOI: 10.5151/eneac2022-030

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Como citar:

Lira, Jessica Fabiola Gonçalves; Martins, Laura Bezerra; "DA INCLUSÃO À EXCLUSÃO: ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA DE RAMPAS E ESCADARIAS NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE GRAVATÁ - PE", p. 447-461 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-030

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