Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Da heráldica ao design gráfico: um estudo sobre insígnias familiares como elemento de identidade corporativa nipo-brasileira

From heraldry to graphic design: a study on family emblems as an element of Japanese-Brazilian corporate identity

Ávila, Eduardo Araújo de;

Artigo completo:

Este artigo apresenta uma análise sobre os contextos de criação e de apropriação das insígnias heráldicas japonesas como elemento de identidade visual para instituições comerciais nipo-brasileiras. Essas insígnias, conhecidas como kamon, são utilizadas ao longo de gerações como elementos de identidade visual de clãs, governos e entidades comerciais, sendo aplicadas em diferentes suportes e difundidas como um elemento cultural caracteristicamente japonês. Para tal análise, foram estudados três casos de empresas com atuação no Brasil, que possuem uma insígnia kamon como elemento principal de seu sistema de identidade visual corporativo. Diante desse estudo, observou-se que esses elementos são responsáveis por perpetuar valores e por representar o imaginário cultural que é compartilhado pelos membros da comunidade nipo-brasileira e pelos japoneses residentes no Brasil.

Artigo completo:

This article presents an analysis on the contexts of creation and appropriation of the Japanese heraldic emblems as an element of visual identity for Japanese-Brazilian commercial institutions. These emblems, known as “kamon”, are used throughout generations as visual identity elements of clans, governments and commercial institutions, being applied in different supports and diffused as a characteristically Japanese cultural element. For this analysis, three cases of companies operating in Brazil, which have a “kamon” as the main element of their corporate visual identity system, were studied. In view of this study, it was observed that these elements are responsible for perpetuating values and for representing the cultural imaginary that is shared by members of the Japanese-Brazilian community and Japanese residents in Brazil.

Palavras-chave: heráldica, kamon, insígnia, identidade visual, comunidade nipo-brasileira,

Palavras-chave: heraldry, kamon, emblem, visual identity, Japanese-Brazilian community,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-5.0179

Referências bibliográficas
  • [1] Ávila, Eduardo A. (2012). Kamon: insígnias familiares japonesas como interface sociocultural SAITO, Cecília N. I. (org). Japonicidades: estudos sobre sociedade e cultura japonesa no Brasil Central. Curitiba: CRV. pp. 109-132.
  • [2] Hollis, Richard. (2010) Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes.
  • [3] Kanno, Hideaki. (2015) A verdadeira história dos 50 empresários nipo-brasileiros. São Paulo, Jornal São Paulo Shimbun.
  • [4] Kodansha Encyclopedia of Japan. (1985) Mon: the Japanese crest. Tokyo: Kodansha.
  • [5] Laplantine, François & Trindade, Liana. (2003) O que é imaginário. São Paulo: Brasiliense.
  • [6] Nousaka, Toshio. (2004) Kamon wo yomu: rūtsu to himitsu wo tokiakasu [Observando kamon: origens e segredos revelados]. Tōkyō: Besuto Shinsho.
  • [7] Mitsui & Co. (Brasil) S.A. Perfil da Empresa. Disponível em . Acesso em 25 jun. 2019.
  • [8] Mitsui & Co. Ltd. Corporate Brand. Disponível em . Acesso em 25 jun. 2019.
  • [9] Câmara de Comércio do Mercosul e União Latino-América. (2014) Ikesaki: 1964 nasce o primeiro supermercado de cosméticos do Brasil. Mercosul Magazine. São Paulo: CCM-ULA. pp. 11-17.
  • [10] Lie, Mirian. Histórico da marca Sakura: uma pesquisa sobre a origem do logotipo [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 4 jul. 2019.
  • [11] Sakura Nayaka Alimentos. A empresa. Disponível em Acesso em 25 jun. 2019.
  • [12] Takemitsu, Makoto. (2007) Shitte okitai nihon no myōji to kamon [Para compreender os sobrenomes e as insígnias de famílias do Japão]. Tōkyō: Kadowaka Bunko.
  • [13] Wichmann, Siegfried. (1981) Japonisme: the Japanese influence on Western art since 1858. London: Thames & Hudson.
Como citar:

Ávila, Eduardo Araújo de; "Da heráldica ao design gráfico: um estudo sobre insígnias familiares como elemento de identidade corporativa nipo-brasileira", p. 2230-2239 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-5.0179

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações