Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Cursos superiores de Design e Design de Informação no município do Rio de Janeiro

Barros, Marina ; Ribeiro, André ;

Artigo completo:

O município do Rio de Janeiro, desde 1963, vem agregando cursos deDesenho Industrial e Design de forma pioneira. No ano de 2017 a cidade estáfracionada em 160 bairros divididos em quatro zonas administrativas. Com afinalidade de descobrir as concentrações profissionais na área de Design (especialmenteDesign de Informação-DI) em suas diferentes modalidades de ensino superior(tecnólogos, bacharelados, licenciaturas, extensão e pós-graduações lato e stricto sensu) na cidade estabeleceu-se as perguntas: Qual aconcentração espacial desses mesmos cursos? Que especialidades no ensinosuperior de Design a cidade dispõe? Em que áreas haveria demanda para criaçãode cursos de design devido à escassez de cursos em DI ou realização de eventos emDI em concentrações tradicionais de estudantes e profissionais? Onde estão asmelhores oportunidades geográficas para o desenvolvimento de redes ecomunidades de prática em DI? Ou mesmo se ainda vale a pena investir nosegmento de ensino em Design (em geral e da Informação). Foram reunidos dadosde cada instituição atuante no segmento de Design no Rio de Janeiro, sejainstituição pública ou particular; presencial ou polo de educação à distância. Asrespostas a essa pesquisa acadêmica surpreenderão e merecem atenção de gestoresde ensino, profissionais de marcado e investidores

Artigo completo:

Palavras-chave: Design de informação, mapeamento, word clouds,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-043

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, Rafael. Uma Introdução à História do Design. São Paulo: Edgar Blücher, pg 191, 2000. LEITE, João de Souza. “De costas para o Brasil: o ensino de um design internacionalista”. São Paulo: Cosac Naify, pg 6-7, 2007. SCHNAIDER, Sílvia Helena de Carvalho; FREITAS, Sydney. A DISTRIBUIÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE DESIGN NO BRASIL.. In: Anais do 2º Simpósio de Pós-Graduação em Design da ESDI | SPGD 2016. Anais...Rio de Janeiro(RJ) ESDI/UERJ, pg 10, 2016. https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_bairros_do_Rio_de_Janeiro_(cidade) 08/07/2017.
Como citar:

Barros, Marina; Ribeiro, André; "Cursos superiores de Design e Design de Informação no município do Rio de Janeiro ", p. 450-461 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-043

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações