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CURSOS DE LETRAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO MEC

PARDINHO, Jocieli Aparecida de Oliveira; SILVA, Alessandra Augusta Pereira da;

Artigo Completo:

Esta pesquisa tem como objeto de investigação a avaliação dos cursos de letras no Brasil a partir dos critérios estabelecidos pelo MEC para conceituar os cursos de graduação no país, confrontando-os com o conceito de emancipação humana advindas da teoria marxista, cuja perspectiva de formação humana engloba a superação da exploração do homem pelo homem. O objetivo geral é discutir os critérios de avaliação de cursos de letras com maior conceito pela MEC em relação à temática da formação de professores para a emancipação humana. A fundamentação teórico-metodológica está subsidiada no materialismo histórico dialético a partir de literaturas que envolvem os estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999/2003/2007/2009) e estudos marxistas (MARX, 2000; 2011). A pesquisa está dividida em quatro etapas, a saber i. Estudo da literatura; ii.) identificação dos critérios estabelecidos pelo MEC para a avaliação de cursos de letras no Brasil; iii) identificação de dois cursos com maior conceito obtido pelo MEC e; iv) analogia entre os critérios de maior peso avaliados nestes cursos pelo MEC em relação ao conceito de emancipação humana. Espera-se que tragamos, a partir dessa pesquisa, contribuições para a discussão sobre a avaliação de cursos de letras, ao mesmo tempo que a problematização dos critérios analisados seja realizada.

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Palavras-chave: Curso de letras; materialismo histórico-dialético; Emancipação humana,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-029

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Como citar:

PARDINHO, Jocieli Aparecida de Oliveira; SILVA, Alessandra Augusta Pereira da; "CURSOS DE LETRAS: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO MEC", p. 358-373 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-029

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