Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CULTURA DE JAMBOLÃO SOB DOSES DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Silva, Amanda Jakelline Dias da ; Caixeta, Isabela Ferreira ;

Artigo Completo:

Atualmente tem se buscado uma destinação adequada para dejetos oriundos de estação de tratamento de água, esses dejetos normalmente possuem concentrações de nutrientes que poderiam ser utilizados como fertilizantes em plantas ou descartados em áreas de vegetação nativa. Sendo assim esse trabalho tem por objetivo avaliar a influência de biossólido de estação de tratamento de água no crescimento de plantas de Jambolão. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação no Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM, as plantas de Jambolão foram adquiridas no Instituto Estadual de Florestas-IEF, elas foram transplantadas para vasos plásticos com 11dcm³ de volume, e preenchidos com areia lavada associada à biossólido de tratamento de água, nas proporções referentes a cada tratamento. Foram realizadas avaliações como: tamanho da planta, quantidade de folhas, ramificações, folhas amareladas e teor de clorofila, em 44 dias. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso constituídos por 5 tratamentos com 4 repetições. De acordo com os resultados obtidos a aplicação de biossólido de tratamento de água na dose de 8 gramas de Lodo de Estação de Tratamento de Água por quilo de areia, promoveu um maior crescimento na planta, porém ocasionou uma redução na massa seca de folhas em todas as doses, embora não tenha ajuste para equação de regressão para massa de folha.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Água, Tratamento, Biossólido, Jambolão,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-172

Referências bibliográficas
  • [1] ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS). NBR 10004: Resíduos Sólidos- Classificação. 2 eds. Rio de Janeiro: 2004. 71 p.
  • [2] ACHON, C. L. et al. Leito de drenagem: sistema natural para redução de volume de lodo de estação de tratamento de água. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 13, n. 1, p. 54-62, 2008.
  • [3] FERNANDEZ, L. A.; FURTINI NETO, A. E.; FONSECA, F. C.; RIBEIRO DO VALE, F. Crescimento inicial, níveis críticos de fósforo e frações fosfatadas em espécies florestais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 35, n. 6, p. 1191 – 1198, jun 2000.
  • [4] GANDARA, G.; BERTON, R. Aproveitamento De Lodo De Estações De Tratamento De Água No Cultivo De Milho. Disponível em: Acesso em: 24 out. 2016.
  • [5] PAIVA, M. W.; PARREIRA, R. L. T. Resíduos das estações de tratamento de água (ETA). Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 2, p. 83-96, jul./dez. 2012.
  • [6] VIZZOTTO, M.; FETTER, R. Jambolão: o poderoso antioxidante. Boletim Embrapa– Clima Temperado, 2009. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 201
  • [7] ZANCAN, P. V.; TONIOLLO, M.; MIOTTO, N. Reaproveitamento de Resíduos de Etas, Uma Alternativa Para o Desenvolvimento Sustentável. VI Congresso Brasileiro de Gestão ambiental Porto Alegre/ RS. 2015.
Como citar:

Silva, Amanda Jakelline Dias da; Caixeta, Isabela Ferreira; "CULTURA DE JAMBOLÃO SOB DOSES DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA", p. 1718-1726 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-172

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações