Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

CULTIVO DA MICROALGA Chlorella sorokiniana UTILIZANDO EFLUENTE DE LATICÍNIO COMO MEIO DE CULTIVO ALTERNATIVO

RESENDE , A. R. ; DE PAULA Jr., P. H. ; CASTRO, G. P. ; OLIVEIRA Jr., E. N. ;

Pôster:

A utilização de microalgas como matéria-prima para vários processos têmaumentado nos últimos anos devido aos diversos produtos resultantes do seu metabolismo. Épossível associar a produção de biomassa microalgal à remoção de contaminantes emefluentes, visto que o metabolismo de crescimento das microalgas utiliza a matéria orgânicae os nutrientes presentes nos efluentes, como o soro de leite, resíduo da indústria delaticínios. Assim, o principal objetivo desta pesquisa foi avaliar a produção de biomassamicroalgal e a remoção de matéria orgânica por parte da microalga Chlorella sorokinianaem um meio contento soro de leite e meio basal Inthorn, simulando um efluente de laticínio.Foi realizado um Planejamento Experimental DCCR 22a fim de ser obter e analisar ainfluência das variáveis soro de leite (0 a 40% v/v) e meio basal Inthorn (0 a 60% v/v) naprodução final de biomassa microalgal, além disso, foi avaliada a remoção de matériaorgânica, através da análise de DQO e da lactose. Os resultados mostraram que foialcançada a maior produção de biomassa microalgal (0,57 g/100mL) a partir do meiocomposto por 20% (v/v) de soro de leite e 30% (v/v) de meio basal. Além disso, esse ensaiogerou uma remoção de DQO do meio de 86%, e uma remoção de lactose de 98%. Percebe-sepor meio dos resultados obtidos que foi possível se obter uma alta produção de biomassamicroalgal bem como alta remoção de contaminante do meio a partir do cultivo de microalgaem efluente de laticínio, mostrando que é viável aliar a produção de biomassa microalgal aotratamento de efluentes. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0523

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, A. P.; FERNANDES, B.; VICENTE, A. A.; TEXEIRA, J.; DRAGONE, G. Mixotrophic cultivation of Chlorella vulgaris using industrial dairy waste as organic carbono source. Biosource Technology, v.118, p.61-66, 2012. APHA. American Public Health Association. Standart Methods for the examination of water and wastewater. Baltimore: Port City, 1268 p., 2005. MILLER, G. L. Use of dinitrosalicylic acid reagent for determination of reducing sugar. Analytical Chemistry, v. 31, p. 426, 1959. SILVA, N. F. P. Crescimento de Microalgas em águas residuais: Produção de Biomassa e Remoção de Nutrientes. Porto: Mestrado integrado em Engenharia do Ambiente, 2014.
Como citar:

RESENDE , A. R. ; DE PAULA Jr., P. H. ; CASTRO, G. P. ; OLIVEIRA Jr., E. N. ; "CULTIVO DA MICROALGA Chlorella sorokiniana UTILIZANDO EFLUENTE DE LATICÍNIO COMO MEIO DE CULTIVO ALTERNATIVO", p. 1978-1981 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0523

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações