Artigo - Open Access.

Idioma principal

“CUBOS MODULARES”: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO DESIGN DE SUPERFÍCIE

Heydrich, Mônica ; Silveira, André Luis Marques da ;

Artigo:

Este artigo descreve a proposição de uma atividade de ensino-aprendizagem nomeada de “Cubos Modulares” como instrumento de apoio no ensino de fundamentos do campo do Design de Superfície. Para tanto, vale-se do jogo Motif™- cubes, da empresa Newartifacts, como fonte de inspiração para a concepção da mesma. A pesquisa é de enfoque qualitativo, com objetivos descritivos e utiliza procedimento experimental, a aplicação da atividade com um grupo de estudantes do curso de Design de uma universidade gaúcha. Ao final, foram analisadas as etapas do processo de desenvolvimento da atividade e os resultados alcançados.

Artigo:

This paper describes a teaching-learning activity named "Modular Cubes" as a support tool for teaching the fundamentals of the Surface Design. For That, we used the Motif ™ - cubes by Newartifacts as a source of inspiration for the design. This is a qualitative research with descriptive goals and a experimental procedure, the application of an activity with a group of students of Design from a University located in Rio Grande do Sul state, southern Brazil. To conclude, we analyzed the stages of the development process of the activity and its results.

Palavras-chave: Design de superfície, Ensino do design de superfície, Processo criativo, Jogo, Lúdico, Surface design, Surface design teaching, Creative process, Gaming, Ludic,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-00854

Referências bibliográficas
  • [1] AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Básico: Grids. Porto Alegre: Bookman, 2009.
  • [2] ANNAKA BAZAAR. 81 Jeux. 2013. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.annakabazaar.com/fr/enfants/1412-cubes-motif-rouge.htmlAndgt;. Acesso em: 30 maio 2013.
  • [3] ARCE, Alessandra. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • [4] CABAU, Philip. Design pelo desenho: exercícios, jogos, problemas e simulações. Lisboa: FCA design, 2011.
  • [5] CAMPBELL, D. ; STANLEY, J. Diseños experimentales y cuasi experimentales em la investigación social. Buenos Aires: Amorrortu, 200
  • [6] GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • [7] HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2005.
  • [8] NEWARTIFACTS. Homepage. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.newartifacts.comAndgt;. Acesso em: 30 maio 2013.
  • [9] NOVA 68: MODERN DESIGN. Newartifacts: Nueve Wooden Puzzle. 2013. Disponível na internet por http em: Andlt;http://www.nova68.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PRODAndamp;Store_Code=nov a68Andamp;Product_Code=NA02Andamp;Category_Code=PuzzlesAndgt;. Acesso em: 30 maio 2013.
  • [10] PIAGET, Jean. A Tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
  • [11] RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.
  • [12] SCHWARTZ, Ada Raquel Doederlein. Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.
Como citar:

Heydrich, Mônica; Silveira, André Luis Marques da; "“CUBOS MODULARES”: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DO DESIGN DE SUPERFÍCIE", p. 1360-1370 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-00854

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações