artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Crowdsourcing e suas Práticas Colaborativas: Novas Possibilidades para o Ensino e Aprendizagem do Design

Crowdsourcing and its Collaborative Practices: New Possibilities for Design Teaching and Learning

MORAES, Mateus Braga; OLIVEIRA, Alexandre Antonio;

artigo:

Este artigo visa estudar as novas práticas do Design e como aliá-las às práticas do ensino. Com o suporte do Crowdsourcing e por meio de uma plataforma o designer pode ter acesso direto a diversos stakeholders no desenvolvimento de novas ideias. Este estudo faz o levantamento das práticas de Crowdsourcing para o Design, mapeia as empresas e plataformas nacionais e internacionais que usufruem desta prática e relaciona tais atividades às competências e práticas projetuais discentes. Com isso, podemos observar diversas ramificações destas novas práticas digitais e novas formas de aprendizado, criando assim um novo modo de integrar os designers a este novo sistema de desenvolvimento e criação.

artigo:

This article aims to study the new Design practices and how to combine them with teaching practices. With the support of Crowdsourcing and through a platform the designer can have direct access to diverse stakeholders in the development of new ideas and products. This study surveys the practices of Crowdsourcing for Design, maps the companies, the national and international platforms that uses this practice and relates these activities to the skills and practices of design students. With this, we can observe several ramifications of these new digital practices and newforms of learning, thus creating a new way of integrating the designers to this new system of development and creation.

Palavras-chave: crowdsourcing; ensino; plataformas,

Palavras-chave: crowdsourcing; education; platform,

DOI: 10.5151/ped2018-2.3_ACO_04

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MORAES, Mateus Braga; OLIVEIRA, Alexandre Antonio; "Crowdsourcing e suas Práticas Colaborativas: Novas Possibilidades para o Ensino e Aprendizagem do Design", p. 1005-1018 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.3_ACO_04

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações