Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Criatividade na geração de formas e texturas para impressão 3D de peças cerâmicas: uma análise do processo criativo do ceramista Jonathan Keep

Creativity in generating shapes and textures for 3D printing of ceramic pieces: an analysis of the creative process of the ceramist Jonathan Keep

CRUZ, Paola Rodrigues da ;

Artigo:

O presente artigo buscou investigar os processos criativos do ceramista Jonathan Keep, professor do renomado Royal College of Art e contemplado em algumas premiações da categoria, no desenvolvimento de peças cerâmicas feitas em impressora 3D. Para tanto, foi feita uma entrevista semiestruturada acerca de suas atividades e percepções sobre criatividade no percurso entre a idealização do conceito e a materialização da peça. Os dados obtidos na entrevista orientaram a revisão bibliográfica na busca por teorias sobre criatividade e geração de conceitos. Também foi possível identificar uma ferramenta utilizada pelo artista para geração computadorizada de formas e texturas, que vai além dos softwares de modelagem 3D: a aplicação do algoritmo de Perlin Noise. Com isso, foi possível compreender a contribuição do ceramista para a produção criativa de vasos esculturais, dentro do que ele considera uma arte tradicional e universal, de acordo com as técnicas de sua era.

Artigo:

This article sought to investigate the creative processes of ceramist Jonathan Keep, professor at the renowned Royal College of Art and awarded in some awards in the category, in the development of ceramic pieces made in 3D printer. Therefore, a semi-structured interview was conducted about his activities and perceptions about creativity in the course between idealization of the concept and materialization of the piece. The data obtained in the interview guided the literature review in the search for theories on creativity and concept generation. It was also possible to identify a tool used by the artist to automatically generate shapes and textures, which goes beyond 3D modeling software: the application of Perlin Noise algorithm. With this, it was possible to understand the contribution of the ceramist to the creative production of sculptural vases, within what he considers a traditional and universal art, according to the techniques of his era

Palavras-chave: Impressão 3D, cerâmica, criatividade.,

Palavras-chave: First keyword; Second keyword; Third keyword.,

DOI: 10.5151/ped2022-8796378

Referências bibliográficas
  • [1] ASHBY, Michael; JOHNSON, Kara. Materiais e design: arte e ciência da seleção de materiais no
  • [2] design de produto. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
  • [3] BEYER, Wolfgang. Mandel zoom 11 satellite double spiral. 2005. 1 fotografia. Disponível em:
  • [4] .
  • [5] Acesso em: 21 ago. 2021.
  • [6] CROSS, Nigel. Creative cognition in design I: the creative leap. Designerly ways of knowing.
  • [7] Londres: Springer, 2006.
  • [8] CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. The conditions of flow. Flow: the psychology of optimal
  • [9] experience. Nova York: Harper Perennial, 2008
  • [10] CUEVAS, Diego Garcia; PUGLIESE, Gianluca. Advanced 3D printing with grasshopper: clay and
  • [11] FDM. 1. ed. Publicado de forma independente, 2020.
  • [12] FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • [13] FREDRIKSSON, Bastian. An introduction to the Mandelbrot set. Bachelor 's Programme in
  • [14] Computer Science, The Royal University of Technology, Stockholm, 2015. Disponível em:
  • [15]
  • [16] lbrot_Set.pdf>. Acesso em: 27 ago. 21.
  • [17] KARRAS, Tero et al. A style-based generator architecture for generative adversarial networks.
  • [18] In: CONFERENCE ON COMPUTER VISION AND PATTERN RECOGNITION (CVPR), 2019, Long
  • [19] Beach. Proceedings [...] p. 4396–4405.
  • [20] KEEP, Jonathan. Artist Statement. Jonathan Keep - Ceramics, Saxmundham, 2015. Disponível
  • [21] em:
  • [22]
  • [23] pdf>. Acesso em: 21 ago. 21.
  • [24] KEEP, Jonathan. Iceberg field. 2012. 1 fotografia. Disponível em:
  • [25] . Acesso em: 28 jul. 2021.
  • [26] KEEP, Jonathan. Potting in a digital age. Studio Potter, Northampton, v. 47, n. 1, p. 16-21, 2019.
  • [27] KEEP, Jonathan. Sound surface series. 2014a. 1 fotografia. Disponível em:
  • [28] . Acesso em: 30 jul. 2021.
  • [29] KEEP, Jonathan. Random growth series. 2015. 1 fotografia. Disponível em:
  • [30] . Acesso em: 21 ago. 2021.
  • [31] KEEP, Jonathan. The fourth way. Ceramic Review, Londres, v. 240, p. 32-37, nov./dez. 2014b.
  • [32] PERLIN, Kenneth. An image synthesizer. In: ANNUAL CONFERENCE ON COMPUTER GRAPHICS
  • [33] AND INTERACTIVE TECHNIQUES (SIGGRAPH '85), XXII, 1985, Nova York. Proceedings [...] p.
  • [34] 287–296.
  • [35] RAMESH, Aditya et al. Hierarchical Text-Conditional Image Generation with CLIP Latents. In:
  • [36] arXiv:2204.06125, 2022.
Como citar:

CRUZ, Paola Rodrigues da; "Criatividade na geração de formas e texturas para impressão 3D de peças cerâmicas: uma análise do processo criativo do ceramista Jonathan Keep", p. 1850-1865 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-8796378

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações