Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Criatividade em design: avaliação de conceitos, da confiança e da geração de ideias em alunos de design.

Design creativity: assessment of concepts, trust, and student idea generation in design.

Farias, Bruno ;

Artigo:

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil criativo de alunos do curso de Design da UFMA. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 70 discentes do curso entre 2020 e 2021. A técnica de coleta de dados foi o questionário on-line, o qual foi organizado em três partes: a primeira sobre a definição de criatividade, a segunda sobre a confiança criativa e a última uma aplicação de um exercício criativo. Para tabular os dados foram empregadas a estatística descritiva e a análise semântica. O resultado permitiu verificar que os discentes compreendem a criatividade como um pensamento projetual, que estão desenvolvendo a confiança para trabalhar com o Design e o perfil mais criativo dos discentes foi aquele que utilizou três vezes mais palavras para explicar uma ideia, gerou quatro vezes mais propostas e teve duas vezes mais diversidade de soluções do que a média dos perfis comuns.

Artigo:

This work aims to evaluate the creative profile of students in the Design course at UFMA. To this end, qualitative research was carried out with 70 students of the course between 2020 and 2021. The data collection technique was the online questionnaire, which was organized in three parts: the first on the definition of creativity, the second on creative confidence, and the last on an application of a creative exercise. To tabulate the data, descriptive statistics and semantic analysis were used. The result allowed us to verify that the students understand creativity as a design thought, that they are developing the confidence to work with Design and the most creative profile of the students was the one that used three times as many words to explain an idea, generated four times as many proposals and had twice as much diversity of solutions as the average for common profiles.

Palavras-chave: Design; Criatividade; Discentes.,

Palavras-chave: Design; Creativity; students.,

DOI: 10.5151/ped2022-1787993

Referências bibliográficas
  • [1] AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design Th!nking. Porto Alegre: Bookman, 201
  • [2] ARIELY, Dan. Previsivelmente irracional: as forças invisíveis que nos levam a tomar decisões erradas. Rio de Janeiro: Sextante, 2020.
  • [3] COUTO, Rita Maria de Souza; PORTUGAL, Cristina; RIBEIRO, Flávia Nizia da Fonseca; OLIVEIRA, Izabel Maria de; NOVAES, Luiza. Design em situações de ensino-aprendizagem: 20 anos de pesquisa no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação. Rio de Janeiro: Rio Books, 2014.
  • [4] COUTO, Rita Maria de Souza; FARBIARZ, Jackeline Lima; NOVAES, Luiza. Gustavo Amarante Bomfim: uma coletânea. Rio de Janeiro: Rio Books, 201
  • [5] BARDIN, Laucence. Análise de Conteúdo. Lisboa: 70, 2021.
  • [6] BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Blucher, 2020.
  • [7] GOLEMAN, Daniel. O que é empatia? Empatia. Rio de Janeiro: Sextante, 2019. p.9-20.
  • [8] HONORATO, Filipe Artur; DANTAS, Ney Brito. Conversas difíceis: fundamentos para o design de jornadas empáticas. Fronteiras do design: [bem] além do digital. São Paulo: Blucher, 2020. p.92- 111.
  • [9] IDEO. Human centered design. 200 Disponível em: https://uxdesign.blog.br/human-centered- design-kit-de-ferramentas-34ad4bcabaa8. Acessado em: 29 de dez. de 2021.
  • [10] KELLEY, Tom; KELLEY, David. Confiança criativa: libere sua criatividade e implemente suas ideias. Rio de Janeiro: Atlas Book, 2019.
  • [11] LEAL, Leopoldo. Processo de criação em design gráfico: pandemonium. São Paulo: Senac São Paulo, 2020.
  • [12] LOBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.
  • [13] MONTEIRO JR., João G. Criatividade e inovação. São Paulo: Pearson, 2011.
  • [14] NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: o poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus, 1993
  • [15] OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
  • [16] SEELIG, Tina. Regras da criatividade: tire as ideias da cabeça e leve-as para o mundo. Caxias do Sul, RG: Belas Letras, 2020.
  • [17] WECHSLER, Solange Muglia. Avaliação da criatividade verbal no contexto brasileiro. Aval. psicol., Porto Alegre , v. 3, n. 1, p. 21-31, jun. 2004 . Disponível em . acessos em 30 jul. 2022.
  • [18] WEINER, Rui Silvestre de Bastos. A criatividade no ensino do design. Dissertação (Mestrado em Design) – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. Porto, p. 90. 2020.
Como citar:

Farias, Bruno; "Criatividade em design: avaliação de conceitos, da confiança e da geração de ideias em alunos de design.", p. 3225-3241 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-1787993

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações