Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Criação de livro ilustrado para crianças com abordagem participativa: um relato do processo

Children’s books creation with a participatory approach: an account of the process

FERNANDES, Laura ; ROMANI, Elizabeth ; SANTA ROSA, José Guilherme da Silva ;

Artigo:

Este artigo relata o processo de criação de um livro ilustrado com a participação de crianças durante as fases de concepção da narrativa, desenvolvimento de ilustrações e avaliação dos modelos. A pesquisa objetiva discutir estratégias metodológicas para elaboração de um produto editorial que estabeleça maior identificação com o público-alvo. Definiu-se para o estudo, crianças do Ensino Fundamental I, correspondente aos anos iniciais de alfabetização. Este relato de experiência apresenta uma abordagem pouco explorada no design editorial, o que justifica sua relevância. Defende-se também o esforço conjunto para a elaboração das ilustrações, em que os desenhos produzidos pelas crianças e adaptados pela pesquisadora fossem inseridos na composição. Para alcançar tal propósito foram determinadas três etapas, a saber: pesquisa e análise de dados; geração de ideias e prototipagem; e, avaliação final. Almeja-se que este trabalho forneça subsídios para estudos sobre livros para crianças e que contribua para a inovação de projetos editoriais.

Artigo:

This article approaches an illustrated book creation process with children participation during the conception process of his narrative, illustrations development and prototypes evaluation. This research intends to discuss methodological strategies for an editorial product elaboration with a better identification with his own target. Elementary school children were defined for this study, corresponding to them initial years of literacy. This experience report presents a little explored approach in editorial design, which justifies its relevance. It is also defended the joint effort for the elaboration of the illustrations, in which the drawings produced by the children and adapted by the researcher were inserted in the composition. To reach such a purpose was determined three phases, which are: research and data analysis; ideas generation and prototipes creation; and final evaluation. It is hoped that this work will provide subsidies for studies on the processes of writing books for children and contribute to the design of information for the innovation of editorial projects.

Palavras-chave: Livro ilustrado; Design Participativo; Metodologia.,

Palavras-chave: Illustrated Book; Participatory Design; Methodology.,

DOI: 10.5151/ped2022-1925393

Referências bibliográficas
  • [1] ARAÚJO, H. T. P. DE. Processos de criação de livro imagem: interlocuções entre artistas e crianças. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Campinas, Campinas, 2016.
  • [2] BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 15 mar. 2019.
  • [3] BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 mar. 2019.
  • [4] COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
  • [5] CRUZ, P; MONTEIRO, L. (org.). Anuário Brasileiro de Educação Básica. São Paulo: Moderna, 2021. Disponível em: https://www.moderna.com.br/anuario-educacao-basica/2021/alfabetizacao-ate-8-anos.html. Acesso em: 27 mar. 2021.
  • [6] CUNHA, M. A. A. Literatura infantil: teoria e prática. São Paulo: Ática, 1991.
  • [7] IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
  • [8] LINS, G. Livro infantil? Projeto gráfico, metodologia, subjetividade. 2. ed. São Paulo: Rosari, 2004.
  • [9] MUNARI, B. Das coisas nascem as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • [10] MUNARI, B. Fantasia. Lisboa: Edições 70, 2007.
  • [11] NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 20
  • [12] PESSA, M. T. A.; BERNADEZ, G. R. A.; CONÇALVES, T. S.; CRENITTE, P. A. P. Hábitos de leitura de crianças com e sem problema de aprendizagem e participação dos pais neste processo de acordo com a percepção dos filhos. Distúrbios da Comunicação, n. 27, p. 55-65, 2015.
  • [13] PIAGET, J. A. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
  • [14] SANTA ROSA, J. G.; MORAES, A. M. Design participativo: técnicas para inclusão de usuários no processo de ergodesign de interfaces. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012.
  • [15] TORRES, L. M. Andaimagem e língua portuguesa: uma prática escolar. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras, [S.l.], n. 4, p. 91-108, jun. 2012. ISSN 2317-4242. Disponível em: Acesso em: 19 dez. 2018. doi :http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.4.0.91-108.
  • [16] VAN DER LINDEN, S. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [17] VIGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Como citar:

FERNANDES, Laura; ROMANI, Elizabeth; SANTA ROSA, José Guilherme da Silva; "Criação de livro ilustrado para crianças com abordagem participativa: um relato do processo", p. 3184-3201 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-1925393

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações