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CRENÇAS, CONFLITOS E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA DO SUDOESTE DO PARANÁ
CRENÇAS, CONFLITOS E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA DO SUDOESTE DO PARANÁ
LOURENÇO, Daiane da Silva; LAURINDO, Priscila
Artigo Completo:
Esta pesquisa objetiva analisar dados coletados a partir de um curso de formação continuada com professores de inglês de escolas públicas do Paraná. O curso foi desenvolvido todo em língua inglesa a pedido dos participantes e um questionário aberto foi aplicado ao final a fim de compreender o interesse em praticar a oralidade e a compreensão oral em inglês ao invés de estudar teorias linguísticas. A análise dos dados evidencia crenças implícitas nas práticas dos docentes acerca do ensino de inglês, conflitos gerados em sala de aula e a relação entre a falta de fluência na língua-alvo e a crise de identidade profissional docente. Também mostra que a representação do professor de inglês é resultado, em parte, de crenças da comunidade e do próprio profissional sobre o que se espera de um docente. A produção oral é vista como forma de autoafirmação da identidade do docente de língua inglesa, isto gera conflitos sobre o que se espera, o que está especificado para ensinar e o que realmente ocorre na rede de ensino. Esta realidade evoca questionamentos que afetam a autoestima do professor e a prática em sala de aula. Tanto a identidade quanto as crenças estão sempre em processo de construção e reconstrução, recebendo diversas influências que repercutem no fazer docente. É importante que o docente tenha consciência de suas crenças e construção identitária para que reflita sobre suas ações e modifique sua forma de ensinar inglês.
Esta pesquisa objetiva analisar dados coletados a partir de um curso de formação continuada com professores de inglês de escolas públicas do Paraná. O curso foi desenvolvido todo em língua inglesa a pedido dos participantes e um questionário aberto foi aplicado ao final a fim de compreender o interesse em praticar a oralidade e a compreensão oral em inglês ao invés de estudar teorias linguísticas. A análise dos dados evidencia crenças implícitas nas práticas dos docentes acerca do ensino de inglês, conflitos gerados em sala de aula e a relação entre a falta de fluência na língua-alvo e a crise de identidade profissional docente. Também mostra que a representação do professor de inglês é resultado, em parte, de crenças da comunidade e do próprio profissional sobre o que se espera de um docente. A produção oral é vista como forma de autoafirmação da identidade do docente de língua inglesa, isto gera conflitos sobre o que se espera, o que está especificado para ensinar e o que realmente ocorre na rede de ensino. Esta realidade evoca questionamentos que afetam a autoestima do professor e a prática em sala de aula. Tanto a identidade quanto as crenças estão sempre em processo de construção e reconstrução, recebendo diversas influências que repercutem no fazer docente. É importante que o docente tenha consciência de suas crenças e construção identitária para que reflita sobre suas ações e modifique sua forma de ensinar inglês.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-054
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Como citar:
LOURENÇO, Daiane da Silva; LAURINDO, Priscila; "CRENÇAS, CONFLITOS E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA DO SUDOESTE DO PARANÁ", p-688-699.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-054
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Daiane da Silva LOURENÇO, Priscila LAURINDO, CRENÇAS, CONFLITOS E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE DOCENTES DE LÍNGUA INGLESA DO SUDOESTE DO PARANÁ, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 688-699, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-054 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/crenas-conflitos-e-a-reconstruo-da-identidade-de-docentes-de-lngua-inglesa-do-sudoeste-do-paran-25513) Palavras-chave:: ;