Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Crash Course: sintaxe e retórica visual na linguagem de um canal de cursos abertos no YouTube

Crash Course: visual syntax and rhetoric in the language of an open course channel on YouTube

Lima, Fabiane Alves De ; Calomeno, Carolina ;

Full Paper:

"O presente artigo é resultado de uma pesquisa exploratória. Ele busca fazer uma análise de um canaleducativo do YouTube, tomando como ponto de partida os pressupostos da Teoria Cognitiva daAprendizagem Multimídia de Mayer (2012), que ressalta a importância do uso de múltiplos modos derepresentação na educação com base na forma como a cognição humana processa informação. O textotrata de modos de significação empregados retoricamente na linguagem visual (Durand, 1974) e buscasuas categorias no material audiovisual analisado. Foi possível identificar alguns padrões a partir dessaanálise, como o predomínio do uso das relações de similaridade e identidade no intuito de construirsignificado e conhecimento, e o emprego do humor como parte da proposta educacional do canal."

Full Paper:

"This article is the result of exploratory research. It presents an analysis of an educational channel onYouTube, taking as a starting point the assumptions of the Cognitive Theory of Multimedia Learning(2012), which highlights the importance of using multiple modes of representation in education based onthe way in which human cognition processes information. The text deals with modes of signification usedrhetorically in the visual language (Durand, 1974) and seeks to identify their categories in the audiovisualmaterial. It was possible to identify some patterns from this analysis, such as the predominance ofsimilarity and identity relationships in order to build meaning and knowledge, and the use of humor as partof the channel's educational proposal."

Palavras-chave: sintaxe visual, retórica visual, vídeo, educação multimídia,

Palavras-chave: visual syntax, visual rhetoric, video, multimedia education,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-035-354928-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Afonso, A. J. (2001). Os lugares da educação. In: Von Simson, O. R. M.; Park, M. B.;
  • [2] Fernandes, R. S. (org.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: Editora da
  • [3] Unicamp.
  • [4] Andrade, R. C. (2020). Framework para design de infográficos: uma proposta a partir de um
  • [5] estudo de caso em infografia de saúde. Tese de doutorado. Programa de pós-graduação
  • [6] em Design. Curitiba: UFPR.
  • [7] Cook, M. P. (2006) Visual representations in science education: the influence of prior
  • [8] knowledge and cognitive load theory on instructional design principles. In: Science
  • [9] Education, 90(6). Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.2016
  • [10] Durand, J. (1974). Retórica e Imagem Publicitária. In: METZ, Christian. A Análise das Imagens.
  • [11] Petrópolis: Vozes.
  • [12] Leib, B. (2012). Why Isn't School This Cool? In: Wired. Disponível em:
  • [13] https://www.wired.com/2012/03/scishow-crash-course/. Acesso em 16 de abril de 2021.
  • [14] Lima, F. A. (2016). Depoimentos e Vivências de Mulheres nos Cursos de Computação da
  • [15] Universidade Tecnológica Federal do Paraná. In: Informática na Educação: teoria e prática,
  • [16] 19(3). Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/59144.
  • [17] Acesso em 28 de abril de 2021.’
  • [18] Jaworski, M. (2012). How YouTube is revolutionizing education. The Daily Dot. Disponível em:
  • [19] https://www.dailydot.com/society/youtube-education-john-green-pbs-idea-channel/. Acesso
  • [20] em 16 de abril de 2021.
  • [21] Machado, A. (2011). Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus.
  • [22] Mayer, R. E. (2012). A Cognitive Theory of Multimedia Learning. In: Mayer, R. E. (ed.).
  • [23] Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press.
  • [24] Morán, J. M. (1995) O vídeo na sala de aula. In: Comunicação e Educação, 2, 27-35.
  • [25] Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36131. Acesso em 18 de
  • [26] abril de 2021.
  • [27] Oakley, B. (2014). A Mind for Numbers. Nova York: Tarcher/Penguin.
  • [28] Paivio, A. (1986). Mental Representations: a dual coding approach. Oxford: Oxford University
  • [29] Press.
  • [30] RaspberryPi.org. (2021). Raspberry Pi Foundation. Disponível em: https://www.raspberrypi.org/.
  • [31] Acesso em 18 de abril de 2021.
  • [32] Sweller, J. (2012). Implications of Cognitive Load Theory for Multimedia Learning. In: Mayer, R.
  • [33] E. (ed.). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge
  • [34] University Press.
  • [35] The Webby Awards. (2021). Crash Course: Honoree. Webby Awards. Disponível em:
  • [36] https://winners.webbyawards.com/2018/video/video-series-channels/science-education-
  • [37] video-channels-series/42425/crash-course. Acesso em 16 de abril de 2021.
  • [38] Zipkin, N. (2018). The Simple Question the Producers of the Wildly Popular ‘Crash Course’ Ask
  • [39] Themselves When Creating Content. Entrepreneur.com. Disponível em:
  • [40] https://www.entrepreneur.com/article/322929. Acesso em 16 de abril de 2021."
Como citar:

Lima, Fabiane Alves De; Calomeno, Carolina ; "Crash Course: sintaxe e retórica visual na linguagem de um canal de cursos abertos no YouTube", p. 457-469 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-035-354928-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações