Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Correlação entre o tempo de atraso de ignição e o número de cetano do combustível diesel usando um tubo de choque

Correlation between ignition delay time and cetane number of Diesel fuel using a shock tube

SANTANA, Claudio Marcio ;

Trabalho completo:

O tempo de atraso de ignição e o número de cetano do combustível são propriedades térmicas importantes que influenciam a qualidade do processo de combustão em motores de ignição por compressão. Quanto maior o número de cetano do combustível, menor o tempo de atraso de ignição e melhor a qualidade da combustão. O objetivo deste trabalho foi medir o tempo de atraso de ignição do óleo diesel usando um tubo de choque, desenvolver uma rotina computacional para prever e caracterizar o tempo de atraso no tubo de choque e comparar esses tempos medidos e simulados experimentalmente com o número de cetano do respectivo combustível. Os resultados mostraram boa aproximação entre os resultados experimentais e a simulação numérica. Os tempos de atraso de ignição encontrados nos testes experimentais variaram de 316 a 856?s. Os tempos de atraso de ignição encontrados nas simulações numéricas nas mesmas condições operacionais dos testes experimentais variaram de 425 a 1120?s. Este trabalho é relevante porque foi capaz de caracterizar o tempo de atraso de ignição por meio de simulação numérica na mesma ordem de grandeza encontrada nos testes experimentais no tubo de choque.

Trabalho completo:

The ignition delay time and cetane number of the fuel are important thermal properties that influence the quality of the combustion process in compression ignition engines. The higher the cetane number of the fuel, the shorter the ignition delay time and the better the combustion quality. The objective of this work was to measure the ignition delay time of diesel fuel using a shock tube, develop a computational routine to predict and characterize the delay time in the shock tube and compare these experimentally measured and simulated times with the cetane number of the respective fuel. The results showed good approximation between the experimental results and numerical simulation. The ignition delay times found in the experimental tests ranged from 316 to 856?s. The ignition delay times found in the numerical simulations under the same operating conditions as the experimental tests ranged from 425 to 1120?s. This work is relevant because it was able to characterize the ignition delay time through numerical simulation in the same order of magnitude found in the experimental tests in the shock tube.

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP02

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Como citar:

SANTANA, Claudio Marcio; "Correlação entre o tempo de atraso de ignição e o número de cetano do combustível diesel usando um tubo de choque", p. 1-8 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP02

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