Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha - Publicação Online
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2175-6295
COOPERAÇÃO, SOBERANIA E DEFESA: MARINHA MERCANTE BRASILEIRA NO FORTALECIMENTO LÓGISTICO DO SISGAAZ E DEFESA DA SOBERANIA DA AMAZÔNIA AZUL
COOPERAÇÃO, SOBERANIA E DEFESA: MARINHA MERCANTE BRASILEIRA NO FORTALECIMENTO LÓGISTICO DO SISGAAZ E DEFESA DA SOBERANIA DA AMAZÔNIA AZUL
Silva Neto, Messias Bezerra da; Lima, Ivan Gabriel Ferreira; Ferreira, Helena Lucia Damasceno
Artigo Completo:
A Amazônia Azul é uma importante área sob a responsabilidade do Brasil, nela estão importantes reservas de recursos naturais. No contexto geopolítico atual, desenvolvem-se ameaças ao exercício da soberania e jurisdição. Nesse sentido, a Marinha do Brasil desenvolveu e está implantando o SisGAAZ, que pode ter maior eficiência e eficácia com os navios da Marinha Mercante Nacional, a qual intensifica a presença brasileira nessa região, permitindo além da imposição da soberania, por meio da exploração e presença, também incrementando os fluxos de informação para maior precisão e concentração dos recursos navais disponíveis para defesa e manutenção da segurança.
A Amazônia Azul é uma importante área sob a responsabilidade do Brasil, nela estão importantes reservas de recursos naturais. No contexto geopolítico atual, desenvolvem-se ameaças ao exercício da soberania e jurisdição. Nesse sentido, a Marinha do Brasil desenvolveu e está implantando o SisGAAZ, que pode ter maior eficiência e eficácia com os navios da Marinha Mercante Nacional, a qual intensifica a presença brasileira nessa região, permitindo além da imposição da soberania, por meio da exploração e presença, também incrementando os fluxos de informação para maior precisão e concentração dos recursos navais disponíveis para defesa e manutenção da segurança.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/marine-spolm2015-141061
Referências bibliográficas
- [1] ABREU, Guilherme Matos de. Almirante. A Amazônia Azul: O Mar que nos Pertence. 2010
- [2] BARBOSA, Murillo de Moraes Rego Corrêa. A Marinha Mercante Brasileira – Desafios e a participação do Estado no seu Desenvolvimento. Agência Nacional de Transporte Aquaviários. Rio de Janeiro, 2000.
- [3] BONFIM, Uraci Castro.Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Escola do Estado-Maior do Exército. Rio de Janeiro, 2005
- [4] BRASIL, Ministério da Defesa. Amazônia Azul: Ameaças. Ministério da Defesa. Disponível em < http://www.defesabr.com/MD/md_amazonia_azul.htm> Acesso em 07 de fevereiro de 2015. 11
- [5] CHAVES, Sergio Fernando de Amaral Junior. Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul: O passo inicial para o efetivo controle da área marítima brasileira. Escola Superior de Guerra. Rio de Janeiro, 2013.
- [6] FERREIRA, Helena Lucia Damasceno; BARBOSA, Victor Resque de Barros; MIRALHA, Waldir Carlos da Silva. Marinha Mercante Brasileira Atuando como Parceira na Segurança Nacional: perspectivas de cooperação na Amazônia Azul. Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. Belém, Pará, 2013.
- [7] MATSUMOTO, Cássio Hatsumi; SILVA, Messias Bezerra da Neto; LIMA, Rui Barbosa Net; FERREIRA, Helena Lucia Damasceno Ferreira. A Soberania Brasileira sobre o pré-sal: A utilização plena dos recursos oriundos da Amazônia Azul e sua Logística de Transporte. Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar. XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha. Belém, Pará, 2014.
- [8] SILVA, Eliomar Divino. Amazônia Azul: uma realidade geopolítica brasileira. Revista Eletrônica Tempo Presente. Disponível em: < http://www.tempopresente.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5210:amaz onia-azul-uma-realidade-geopolitica-brasileira&catid=38&Itemid=127> Acesso em 07 de fevereiro de 2015.
- [9] TAYLOR, Paul D. Perspectivas sobre Estratégia Marítima. Naval War College Press. Newport, 2009.
Como citar:
Silva Neto, Messias Bezerra da ; Lima, Ivan Gabriel Ferreira; Ferreira, Helena Lucia Damasceno; "COOPERAÇÃO, SOBERANIA E DEFESA: MARINHA MERCANTE BRASILEIRA NO FORTALECIMENTO LÓGISTICO DO SISGAAZ E DEFESA DA SOBERANIA DA AMAZÔNIA AZUL", p-813-823.
In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha.
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 21756295,
DOI 10.5151/marine-spolm2015-141061
últimos 30 dias
137
downloads
535
visualizações
1035
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - COOPERAÇÃO, SOBERANIA E DEFESA: MARINHA MERCANTE BRASILEIRA NO FORTALECIMENTO LÓGISTICO DO SISGAAZ E DEFESA DA SOBERANIA DA AMAZÔNIA AZUL JO - Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha - Publicação Online VL - 2 IS - 1 SP - 813 EP - 823 PY - 2016 T2 - XVIII Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha AU - , , SN - 21756295 DO - http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2015-141061 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/cooperao-soberania-e-defesa-marinha-mercante-brasileira-no-fortalecimento-lgistico-do-sisgaaz-e-defesa-da-soberania-da-amaznia-azul-22744 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{SilvaNeto20144,
title="COOPERAÇÃO, SOBERANIA E DEFESA: MARINHA MERCANTE BRASILEIRA NO FORTALECIMENTO LÓGISTICO DO SISGAAZ E DEFESA DA SOBERANIA DA AMAZÔNIA AZUL",
journal="Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha - Publicação Online",
volume="2",
number="1",
pages="813 - 823",
year="2016",
note="",
issn="21756295",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2015-141061",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/cooperao-soberania-e-defesa-marinha-mercante-brasileira-no-fortalecimento-lgistico-do-sisgaaz-e-defesa-da-soberania-da-amaznia-azul-22744",
author="Messias Bezerra da Silva Neto", "Ivan Gabriel Ferreira Lima", "Helena Lucia Damasceno Ferreira",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Messias Bezerra da Silva Neto, Ivan Gabriel Ferreira Lima, Helena Lucia Damasceno Ferreira, COOPERAÇÃO, SOBERANIA E DEFESA: MARINHA MERCANTE BRASILEIRA NO FORTALECIMENTO LÓGISTICO DO SISGAAZ E DEFESA DA SOBERANIA DA AMAZÔNIA AZUL, Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha - Publicação Online, Volume 2, 2016, Pages 813-823, ISSN 21756295, http://dx.doi.org/10.5151/marine-spolm2015-141061 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/cooperao-soberania-e-defesa-marinha-mercante-brasileira-no-fortalecimento-lgistico-do-sisgaaz-e-defesa-da-soberania-da-amaznia-azul-22744) Palavras-chave:: ;