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CONVIVENDO COM A FISSURA LABIOPALATINA: A EXPERIENCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CONVIVENDO COM A FISSURA LABIOPALATINA: A EXPERIENCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Castro, Gabriela Van Der Zwaan Broekman ; Uliano, Talitha Martins ; Dupas, Giselle ; Barbieri, Mayara Carolina ; Bonelli, Maria Carolina ; Borges, Amanda ; Zonta, Jaqueline ; , ;

Pôster:

Justificativa

As implicações da fissura labial e/ou palatal são estéticas/funcionais,podendo acarretar problemas psicossociais/emocionais que perpetuam pela vida dofissurado. A reabilitação implica na atuação de equipe interdisciplinarespecializada, abrangendo aspectos biopsicossociais. Esta deve perceber/acolhernecessidades demonstradas pelo paciente e família e garantir assistênciahumanizada. Estudos sobre experiência da família da criança fissurada sãoabrangentes, porém há escassez quanto à percepção que a própriacriança/adolescente fissurado tem sobre ela mesma.

Objetivo(s)

Compreender a experiência vivenciada pela criança/adolescente com fissuralabial e/ou palatal

Método(s)

Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizamos entrevistasemi-estruturada. Os sujeitos foram crianças/adolescentes de 7 a 18 anos comfissura labial e/ou palatal, cadastrados em uma associação de apoio aosfissurados do município sob estudo, com possibilidade de comunicação verbal.Foram entrevistadas 7 crianças e 2 adolescentes, totalizando 9 entrevistas.Para análise dos dados utilizamos Análise de Conteúdo proposta por Bardin.Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade deMedicina do Rio Preto - FAMERP sob protocolo 5161/2011

Resultado(s)

Apreendemos seis categorias - Percepção da criança frente à fissura:relatou-se susto ao descobrir a fissura e preocupação quanto ao tamanho etratamento. Dificuldades nas interações sociais: há aceitação da fissura, porémjá sofreram constrangimento/preconceito durante interações sociais emdecorrência da mesma. Experiência do tratamento: realizado no hospitalespecializado por equipe multiprofissional, requer procedimentos cirúrgicos,sendo o tratamento longo e difícil. Há satisfação com o atendimento prestado.Entendimento sobre os motivos da fissura: por ter etiologia multifatorial nãosaber a causa da fissura parece irrelevante para as crianças/adolescentes,porém não responder questionamentos é angustiante para a família. Redes deapoio para superação: ambiente de convívio social saudável permite aosfissurados que desenvolvam-se como crianças/adolescentes sem a anomalia,minimizando agravos psicossociais, foram citados família/amigos/professores.Almejando o futuro: Ter metas na vida incentiva superação da fissura. Em algunscasos a anomalia desencadeia frustração, entretanto após período adaptativoesse sentimento transforma-se em resiliência.

Conclusão(ões)

Desvelar a experiência da criança/adolescente fissurado revela dificuldadesenfrentadas por eles e suas famílias, bem como deficiências na atuação daenfermagem, aspectos importantes de serem conhecidos e utilizados para melhoraro cuidado prestado 

Pôster:

Justificativa

As implicações da fissura labial e/ou palatal são estéticas/funcionais,podendo acarretar problemas psicossociais/emocionais que perpetuam pela vida dofissurado. A reabilitação implica na atuação de equipe interdisciplinarespecializada, abrangendo aspectos biopsicossociais. Esta deve perceber/acolhernecessidades demonstradas pelo paciente e família e garantir assistênciahumanizada. Estudos sobre experiência da família da criança fissurada sãoabrangentes, porém há escassez quanto à percepção que a própriacriança/adolescente fissurado tem sobre ela mesma.

Objetivo(s)

Compreender a experiência vivenciada pela criança/adolescente com fissuralabial e/ou palatal

Método(s)

Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Utilizamos entrevistasemi-estruturada. Os sujeitos foram crianças/adolescentes de 7 a 18 anos comfissura labial e/ou palatal, cadastrados em uma associação de apoio aosfissurados do município sob estudo, com possibilidade de comunicação verbal.Foram entrevistadas 7 crianças e 2 adolescentes, totalizando 9 entrevistas.Para análise dos dados utilizamos Análise de Conteúdo proposta por Bardin.Aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdade deMedicina do Rio Preto - FAMERP sob protocolo 5161/2011

Resultado(s)

Apreendemos seis categorias - Percepção da criança frente à fissura:relatou-se susto ao descobrir a fissura e preocupação quanto ao tamanho etratamento. Dificuldades nas interações sociais: há aceitação da fissura, porémjá sofreram constrangimento/preconceito durante interações sociais emdecorrência da mesma. Experiência do tratamento: realizado no hospitalespecializado por equipe multiprofissional, requer procedimentos cirúrgicos,sendo o tratamento longo e difícil. Há satisfação com o atendimento prestado.Entendimento sobre os motivos da fissura: por ter etiologia multifatorial nãosaber a causa da fissura parece irrelevante para as crianças/adolescentes,porém não responder questionamentos é angustiante para a família. Redes deapoio para superação: ambiente de convívio social saudável permite aosfissurados que desenvolvam-se como crianças/adolescentes sem a anomalia,minimizando agravos psicossociais, foram citados família/amigos/professores.Almejando o futuro: Ter metas na vida incentiva superação da fissura. Em algunscasos a anomalia desencadeia frustração, entretanto após período adaptativoesse sentimento transforma-se em resiliência.

Conclusão(ões)

Desvelar a experiência da criança/adolescente fissurado revela dificuldadesenfrentadas por eles e suas famílias, bem como deficiências na atuação daenfermagem, aspectos importantes de serem conhecidos e utilizados para melhoraro cuidado prestado 

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2019-17

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Castro, Gabriela Van Der Zwaan Broekman; Uliano, Talitha Martins; Dupas, Giselle; Barbieri, Mayara Carolina; Bonelli, Maria Carolina; Borges, Amanda; Zonta, Jaqueline; , ; "CONVIVENDO COM A FISSURA LABIOPALATINA: A EXPERIENCIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE", p. 33-34 . In: Anais do 3º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2019-17

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