Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CONTROLE DE MATERIAL PARTICULADO PROVENIENTE DA COGERAÇÃO DE ENERGIA DE UMA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA

DAMASCENO, A. S. ; AGUIAR, M. L. ;

Artigo Completo:

Com o crescente aumento da produção de etanol no Brasil nas últimas décadas, faz-se necessário um tratamento dos efluentes da indústria sucroalcooleira cada vez mais eficiente. A combustão de bagaço em caldeiras é uma alternativa para o uso de um dos principais coprodutos gerados no processamento da cana-de-açúcar. No entanto, este processo de cogeração de energia produz um grande volume de material particulado poluente, que é fortemente prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana e, portanto, sua emissão deve ser controlada, cumprindo as normas regulatórias de emissão de poluentes. Os separadores ciclônicos são equipamentos de tratamento de efluentes gasosos que apresentam baixo custo, simplicidade de implementação, facilidade de operação e manutenção. Para isso, o projeto teve como objetivo analisar o desempenho do equipamento operando com pulverizadores de água instalados na sua parte superior (ciclone úmido), com o intuito de otimizar a operação do equipamento na coleta de partículas respiráveis de material particulado. Os ensaios experimentais acompanharam as seguintes variáveis de processo: vazão de gás e água, vazão de material particulado, temperatura do sistema e tempo de coleta de material. Desta forma, o acionamento dos bicos injetores de água possibilitaram uma melhora de 5,02% na eficiência global de coleta de material particulado.

Artigo Completo:

Palavras-chave: indústria sucroalcooleira,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-288

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA FILHO, F. Monitoramento e Controle de Emissão de Material Particulado em uma Fonte Estacionária. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Engenharia Química, São Carlos – SP, 2008.
  • [2] ARANSIOLA, E. OJUMU, T.V.; OYEKOLA, O.O.; MADZIMBAMUTO, T.F.; IKHUOMOREGBE, D.I.O.. A review of current technology for biodiesel production: State of the art. Biomass and Bioenergy, v. 61, p. 276-297, 2014.
Como citar:

DAMASCENO, A. S.; AGUIAR, M. L.; "CONTROLE DE MATERIAL PARTICULADO PROVENIENTE DA COGERAÇÃO DE ENERGIA DE UMA INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA", p. 1622-1627 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-288

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações