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CONTROLE DA PROPORÇÃO AR/ COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX

NOVAES, Lucas Motta De; HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizzará; LAGANÁ, Armando Antônio Maria; JUSTO FILHO, João Francisco; ROSSETTI, Pedro de Castro;

Artigo Completo:

O gerenciamento de um motor a combustão interna busca o compromisso entre performance, eficiência e baixos índices de emissão para automóveis. O controle da mistura ar/combustível tem impacto direto no funcionamento do motor, tanto para emissão de poluentes quanto no consumo especifico e potência entregues ao veículo. Este aspecto torna-se mais relevante ainda para motores bicombustíveis, por possuírem parâmetros variantes com a composição do combustível utilizado. Atualmente tal controle utiliza um sensor de oxigênio de banda estreita, permitindo apenas que se trabalhe com seu transiente. Este artigo adota a solução de utilizar uma sonda lambda de banda larga, a fim de aplicar controle também fora de regimes estacionários de rotação do motor a partir de valores absolutos de realimentação. O fato de não haver uma referência que precise estar sempre em transição, que ocorre no caso da banda estreita, possibilita a imposição de uma referência alvo que não seja apenas estequiométrica. Aliado a este controle, é utilizado uma correção baseada na medida do teor de etanol do combustível a ser consumido, de forma a eliminar intervalos sub-operacionais necessários para adaptação à composição de combustível em reabastecimentos e flutuações[][]. Ao final é apresentado uma análise dos resultados gerados.

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Palavras-chave: tecnologia FLEX,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/engpro-simea2017-37

Referências bibliográficas
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Como citar:

NOVAES, Lucas Motta De; HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizzará; LAGANÁ, Armando Antônio Maria; JUSTO FILHO, João Francisco; ROSSETTI, Pedro de Castro; "CONTROLE DA PROPORÇÃO AR/ COMBUSTÍVEL EM UM MOTOR COM TECNOLOGIA FLEX", p. 497-508 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2017-37

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