Artigo - Open Access.

Idioma principal

CONTROLADORES NEURONAIS APLICADOS à PERFURAçãO DE POçOS DE PETRóLEO

NEURAL NETWORK BASED CONTROLLERS FOR THE OIL WELL DRILLING PROCESS

FONSECA, RAÍSSA GYBSON DE CARVALHO ; DOMICIANO, MáRCIA PEIXOTO VEGA ; PETROCELI, MARIANA FARINHA ; OLIVEIRA, GABRIELLE FONTELLA DE MORAES ; RIBEIRO, VANESSA DE JESUS DA SILVA ; , ;

Artigo:

A perfuração de poços de Petróleo é uma operação altamente complexa, custosa e uma grande área a ser explorada pela pesquisa. Sabendo que se trata de um processo de alta complexidade, torna-se extremamente importante o controle da pressão anular de fundo dentro da janela operacional, compreendida entre a pressão de poros e de fratura, visando assim uma maior segurança no processo de perfuração como um todo. A partir disso, realizam-se estudos acerca do controle da pressão anular de fundo em cenários de kick e perda de circulação. Com o objetivo de mitigar as flutuações de pressão causadas por tais distúrbios, desenvolveu-se um estudo de controle da pressão anular de fundo durante o processo de perfuração, aplicando-se controladores neuronais, que são atrativos devido a habilidade em lidar com sistemas não-lineares e inerentemente transientes, como é o processo de perfuração. Este estudo foi realizado em uma unidade experimental que apresenta as principais características do processo de perfuração.

Artigo:

Palavras-chave: KICK, PERDA DE CIRCULAçãO, PRESSãO ANULAR DE FUNDO,

Palavras-chave: KICK, CIRCULATION LOSS, ANNULUS BOTTOMHOLE PRESSURE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP48

Referências bibliográficas
Como citar:

FONSECA, RAÍSSA GYBSON DE CARVALHO; DOMICIANO, MáRCIA PEIXOTO VEGA; PETROCELI, MARIANA FARINHA; OLIVEIRA, GABRIELLE FONTELLA DE MORAES; RIBEIRO, VANESSA DE JESUS DA SILVA; , ; "CONTROLADORES NEURONAIS APLICADOS à PERFURAçãO DE POçOS DE PETRóLEO", p. 3122-3128 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP48

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações