Article - Open Access.

Idioma principal

CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN EM PROJETO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO: PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA AUMENTO DE AUTONOMIA

Gomez, Rafael ; , ; , ; , ;

Article:

O interesse de empresas em pesquisa de plataformas autônomas, que vão substituir o homem em certas atividades, fez dos veículos aéreos não tripulados (VANTs), umas das alternativas para algumas destas atividades. O avanço de tecnologias nos últimos anos dos motores, de controles de voos, plataformas de transmissão, modelagem dinâmica, de métodos de controle automático para estabilização e regulação, entre outros, proporcionou a produção de drones mais seguros. Os Drones atraem muitos usuários civis pela vantagem de decolarem e pousarem com grande facilidade, também tendo muita manobrabilidade, como voar verticalmente e pairar, tendo vários cenários de aplicações civis para estes veículos, entre eles: proteção civil, investigação, captação de vídeo e fotografia, permitindo realizar um registro de imagem para vários tipos de desígnios. Um grande problema para esses equipamentos está relacionado à sua autonomia, visto que os modelos de VANTs atuais possuem uma capacidade de bateria limitada, interferindo no tempo de voo. Esse projeto objetiva estudar a forma e materiais da estrutura deste equipamento e apresentar uma estrutura inovadora que contribua para a ampliação da autonomia do equipamento VANT.

Article:

-

Palavras-chave: Design de transporte; Design aerodinâmico; VANT; Estrutura,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cbgdp2019-24

Referências bibliográficas
  • [1] CHEDIAC, Dirceu A. Peres. O helicóptero para pilotos e mecânicos teoria de vôo - conhecimentos técnicos. Rio de Janeiro: Editora Eapac, 1989.
  • [2] DEMOLINARI, Humberto Cascardo. Projeto de Construção um Drone Hexacóptero. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense, como requisito para obtenção do grau de Engenheiro Mecânico. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2016. 58 p.
  • [3] LOBACH, Bernd. Design industrial – Bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.
  • [4] MACHADO, Alessandro José; REISDORFER, Marcio Leandro; ALVES, João Marcos de Souza Alves. Conhecimento geral dos helicópteros: livro didático. Palhoça : UnisulVirtual, 2011. 202 p. : il. ; 28 cm.
  • [5] MATOS, Lizandra Salvador; ARÊAS, Pyter da Costa Venancio. Análise estática e dinâmica de uma pá de helicóptero. Dissertação apresentada ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica Industrial. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2014. 87 p.
  • [6] OLIVEIRA, Marcelo Silva. AERONAVE DE TREINAMENTO PRIMÁRIO/BÁSICO: Análise do sistema de instrução de voo, dos fatores de engenharia e sua implicação nos requisitos de projeto de uma nova aeronave. Tese apresentada à Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, para obtenção do Título de Doutor em Arquitetura e Urbanismo. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2010. 225 P.
  • [7] RAYMER, Daniel P. Aircraft Design: A conceptual approach. Washington D.C: AIAA American Institute of Aeronautics and Astronautics, 1992.
  • [8] RODRIGUES, Luiz Eduardo Miranda José. Fundamentos da Engenharia Aeronáutica com Aplicações ao Projeto SAE-AeroDesign: Aerodinâmica e Desempenho. Salto: 1973. Disponível em: Acesso em: 12 ago. 2017.
  • [9] SÁ, Rejane Cavalcante. Construção, modelagem dinâmica e controle PID para estabilidade de um veículo aéreo não tripulado do tipo quadrirotor. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará, como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia de Teleinformática. Fortaleza: UFC, 2012. 74 p.
  • [10] SANTOS, Diego Vinicius dos. Veiculo aéreo não tripulado para monitoramento através de uma câmera. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito à obtenção do título de Engenheiro Eletricista. Curitiba: PUCPR, 2013. 61 p.
  • [11] SÉRVULO. Apostila de helicóptero - conhecimentos técnicos. Disponível em: in: Acesso em: 10 ago. 2017.
  • [12] SÉRVULO. Apostila de helicóptero - teoria de voo. Disponível em: in: < http://canalpiloto.com.br/materiais-para-estudo-de-aviacao-download/> Acesso em: 10 ago. 2017.
  • [13] SILVA, S.; BECHEPECHE, A. P. Análise da força de sustentação em uma aeronave de asas rotativas e demonstração do voo de um aeromodelo Align Trex-4500 Helicorter. In: Anais do I Simpósio Nacional de Ciências e Engenharias (SINACEN), Anápolis, v. 1, p. 11-15, 26-28 out. 2016.
  • [14] SIMÕES, Antonio; SILVA, Fernando Firmino da; AZÊVEDO, Arão de ... [et al]. Drone no jornalismo: implicações éticas e de mobilidade. Revista Latina-Americana de Jornalismo – Âncora. João Pessoa, ano 3, v. 3, n. 2, p. 125-140, jul./dez. 2016.
Como citar:

Gomez, Rafael; , ; , ; , ; "CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN EM PROJETO DE VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO: PROPOSTA DE ESTRUTURA PARA AUMENTO DE AUTONOMIA", p. 310-323 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Inovação e Gestão de Desenvolvimento de Produto. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/cbgdp2019-24

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações