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CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG - CAMPUS DIVINÓPOLIS/MG

SILVA, Elaine Kendall Santana; FONSECA, Ana Paula Martins; FERREIRA, Geralda Pinto; MORAIS, Regina Aparecida de; CORGOZINHO, Rosana Rios;

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O presente artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre a contribuição do PIBID e do Estágio Supervisionado no processo de construção identitária de licenciandos de Letras e de Pedagogia da UEMG. Para isso, buscou-se investigar, as estratégias de textualização usadas pelos licenciandos, focalizando o jogo interlocutivo, a inserção e o gerenciamento de vozes que se instauram na trama discursiva de questionários e relatórios, produzidos pelos licenciandos e, ainda, como se constroem as representações que esses alunos têm sobre a profissão “professor”, analisadas a partir das respostas dadas aos questionários. Para entender como se dá a construção identitária de professores em formação, é preciso que se tenha em mente que tal construção revela um conjunto de representações, de idéias que os sujeitos da pesquisa têm dessa profissão. Pode-se afirmar que essas ideias, essa visão da profissão não existe desvinculada da linguagem. Por isso, a pesquisa embasou-se nos estudos de Bakhtin (1999), Koch (2003), Matencio (2004), Matencio e Silva (2003), dentre outros, que discutem sobre questões relacionadas ao funcionamento da língua(gem).

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Palavras-chave: professor; construção identitária; ensino,

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DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-022

Referências bibliográficas
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Como citar:

SILVA, Elaine Kendall Santana; FONSECA, Ana Paula Martins; FERREIRA, Geralda Pinto; MORAIS, Regina Aparecida de; CORGOZINHO, Rosana Rios; "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG - CAMPUS DIVINÓPOLIS/MG", p. 266-277 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-022

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