Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG - CAMPUS DIVINÓPOLIS/MG

SILVA, Elaine Kendall Santana ; FONSECA, Ana Paula Martins ; FERREIRA, Geralda Pinto ; MORAIS, Regina Aparecida de ; CORGOZINHO, Rosana Rios ;

Artigo Completo:

O presente artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre a contribuição do PIBID e do Estágio Supervisionado no processo de construção identitária de licenciandos de Letras e de Pedagogia da UEMG. Para isso, buscou-se investigar, as estratégias de textualização usadas pelos licenciandos, focalizando o jogo interlocutivo, a inserção e o gerenciamento de vozes que se instauram na trama discursiva de questionários e relatórios, produzidos pelos licenciandos e, ainda, como se constroem as representações que esses alunos têm sobre a profissão “professor”, analisadas a partir das respostas dadas aos questionários. Para entender como se dá a construção identitária de professores em formação, é preciso que se tenha em mente que tal construção revela um conjunto de representações, de idéias que os sujeitos da pesquisa têm dessa profissão. Pode-se afirmar que essas ideias, essa visão da profissão não existe desvinculada da linguagem. Por isso, a pesquisa embasou-se nos estudos de Bakhtin (1999), Koch (2003), Matencio (2004), Matencio e Silva (2003), dentre outros, que discutem sobre questões relacionadas ao funcionamento da língua(gem).

Artigo Completo:

Palavras-chave: professor; construção identitária; ensino,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-022

Referências bibliográficas
  • [1] BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 1999.
  • [2] BOAS, Gilmara. A importância das teorias na prática pedagógica. Disponível em: Acesso em: 25 jul 2015.
  • [3] FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • [4] JOVCHELOVITCH, Sandra. Vivendo a vida com os outros: intersubjetividade, espaço público e Representações Sociais. In: Guarescchi, Pedrinho A., JOVCHELOVTCH, Sandra (orgs.) Textos em representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
  • [5] KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A referenciação como atividade cognitivo-discursiva e interacional.Caderno de estudos lingüísticos, Campinas, n.41, Jul. /Dez. 2001.
  • [6] KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2003.
  • [7] MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. de Cecília P. de Souza e Silva, Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2004.
  • [8] MARCUSCHI, Luiz Antônio. Atividades de referenciação no processo de produção textual e o ensino de língua. Trabalho elaborado para o I Encontro Nacional do GELCO, Campo Grande, 2001
  • [9] MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Referenciação e retextualização de textos acadêmicos: um estudo do resumo e da resenha. Texto publicado nos ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN – março de 2003.
  • [10] MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles, SILVA, Jane Quintiliano. Retextualização: movimentos de aprendizagem. Texto publicado nos ANAIS DO II ENCONTRO INTERNACIONAL LINGUAGEM, CULTURA E COGNIÇÃO. Belo Horizonte: UFMG. 16 a 18 de julho de 2003.
  • [11] MONDADA, Lorenza, DUBOIS, Danièle. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães, RODRIGUES, Bernadete Biasi, CIULLA, Alena (orgs.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003.
  • [12] MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. In: Guarescchi, Pedrinho A., JOVCHELOVTCH, Sandra (orgs.) In: Textos em representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
Como citar:

SILVA, Elaine Kendall Santana; FONSECA, Ana Paula Martins; FERREIRA, Geralda Pinto; MORAIS, Regina Aparecida de; CORGOZINHO, Rosana Rios; "CONTRIBUIÇÕES DO PIBID E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DE LETRAS E PEDAGOGIA DA UEMG - CAMPUS DIVINÓPOLIS/MG", p. 266-277 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-695X, DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-022

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações