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CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Loureiro, Michele Marconsini; Novaes, Luiza;

Artigo Completo:

O artigo apresenta reflexões, baseadas em pensamentos de autores como Morin, Cross e Schön, dentre outros, acerca da organização do conhecimento em uma sociedade na qual a lógica do sujeito moderno prevalece. Identifica no campo do Design contribuições para se alcançar uma educação que proporcione meios de lidar com a complexidade. Nesse contexto, alguns aspectos de ensino-aprendizagem presentes em processos de design são ressaltados. Aspectos que favorecem o desenvolvimento de competências socioemocionais - incluindo as habilidades para lidar com as próprias emoções; para se relacionar com os outros; e para gerenciar objetivos de vida em um contexto de mudança - importantes não apenas no ensino específico da área do Design, mas também na formação geral dos indivíduos. Por fim, o papel do design nas escolas é discutido, considerando-se o processo de produção de subjetividade na sociedade contemporânea.

Artigo Completo:

Palavras-chave: design; experiências de aprendizagem; subjetividade; competências socioemocionais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0245

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Como citar:

Loureiro, Michele Marconsini; Novaes, Luiza; "CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN PARA MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS", p. 2856-2868 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0245

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